05/11/2009

Chuvas: Defesa Civil reforça esquema de prontidão

Prefeito acompanha pessoalmente trabalho de desobstrução das ruas

Chuvas: Defesa Civil reforça esquema de prontidão

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) acompanhou pessoalmente no começo da noite desta quarta-feira, dia 04 de novembro, o trabalho da Defesa Civil do Município nos locais onde foram registrados problemas devido à forte chuva que caiu na cidade. O problema principal registrado pela Defesa Civil foi a queda de árvores em ruas dos bairros Comercial, Centro e Campos Elíseos. O trabalho de desobstrução destes pontos foi iniciado ontem mesmo e prosseguiu durante o dia de hoje, quinta-feira (foto). Na Avenida Airton Senna, próximo ao acesso à região do Surubi, houve um deslizamento de terra, provocando dessa maneira a interdição de meia pista do logradouro. No começo da manhã desta quinta-feira, funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança iniciaram o trabalho de remoção da terra. - A reação da Prefeitura ao temporal foi rápida, tendo começado ainda durante o temporal. A informação da Defesa Civil é de que na noite de hoje (quarta-feira) tivemos 26 milímetros de chuva em apenas duas horas, enquanto durante todo o mês de outubro a intensidade da chuva foi de 120 milímetros. E as rajadas de vento na hora da chuva foram de 80 quilômetros por hora. Diante deste quadro, determinei várias providências, entre elas a retirada das árvores que impediam o tráfego de veículos e a limpeza geral dos locais atingidos, incluindo um reforço no trabalho de varrição – disse o prefeito. As principais vias afetadas pelo temporal foram a Avenida Marechal Castelo e as Ruas Nicolau Taranto e Isaac Halpern, as três no Bairro Comercial, onde houve queda de árvores. Nas proximidades da Castelo Branco, a derrubada de uma árvore atingiu o sistema de iluminação pública, provocando a interrupção do fornecimento de luz. Já na Avenida Presidente Kennedy, no Centro da cidade, quatro árvores caíram. Para a retirada das árvores caídas durante o temporal, a Prefeitura, através da AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município de Resende) destacou 18 funcionários e dois caminhões. Por sua vez, a SUMAR (Superintendência das Administrações Regionais de Resende) reforçou o número de trabalhadores na varrição de ruas. O coordenador de Defesa Civil do Município, coronel Marcos Resende, que também acompanhou os trabalhos de atendimento nos locais atingidos e hoje pela manhã percorreu algumas ruas da cidade, disse que, diante da possibilidade de novas chuvas, o órgão está monitorando bairros que apresentam áreas de risco, entre eles Vila Vicentina, Surubi, Alto dos Passos e Vila Moderna. Segundo ele, a Defesa Civil está de prontidão 24 horas por dia – os contatos com o órgão poderão ser feitos através do número 199. - Estamos no período em que as chuvas fortes costumam ocorrer com mais intensidade, motivo pelo qual redobramos a prontidão visando socorrer eventuais transtornos – disse Marco Resende.
Palavras chaves: EMERGÊNCIA