06/12/2010

Chuva provoca interdição da Estrada da Limeira

Prefeitura mobiliza máquinas e caminhões para liberar trechos atingidos por deslizamento de terras

Chuva provoca interdição da Estrada da Limeira

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

A chuva que caiu em Resende entre a tarde de ontem (domingo) e a madrugada de hoje (segunda-feira) provocou a interdição de alguns trechos das estradas rurais do Município.

O caso mais grave foi registrado no quilômetro três da Estrada da Limeira, próximo à Fazenda da Graça, onde o deslizamento de terras causou o fechamento total deste trecho para o tráfego de veículos.

O início dos trabalhos de recuperação da estrada está previsto para o final da tarde desta segunda-feira. Os serviços só não começaram pela manhã porque a Prefeitura dependia da chegada de técnicos da CEG-RJ (Companhia Estadual de Gás), já que a tubulação responsável pelo abastecimento de gás natural em Resende passa sob o trecho interditado.

- A presença dos técnicos da CEG é fundamental, pois a tubulação não deve ser afetada pelas máquinas e caminhões que trabalharão na recuperação da estrada, sob o risco de prejudicar o funcionamento de empresas abastecidas com gás natural. Até o final da tarde de hoje, os técnicos já deverão ter chegado do Rio de Janeiro, quando então teremos condições de iniciar o trabalho com a supervisão destes profissionais – declarou o secretário municipal de Obras, engenheiro Rubens Almada.

Com a interdição da estrada da Limeira, que liga Resende à cidade paulista de Arapeí, os carros provenientes de Arapeí vão ter duas alternativas. Uma delas será entrar na estrada responsável pelo acesso ao distrito de Formoso (município de São José Barreiro), de onde chegarão a Resende pela estrada Resende-Riachuelo.

Os motoristas poderão optar ainda em trafegar até a Igreja Católica da comunidade do Estalo, dobrando à esquerda para alcançar a Resende-Riachuelo.

Já os carros que forem de Resende para Arapeí deverão utilizar a estrada Resende-Riachuelo, cujo início fica nas proximidades da Cidade Alegria. A Prefeitura trabalha com a possibilidade de realizar os serviços necessários de recuperação e liberar o trecho interditado até a próxima sexta-feira.

Devido à ocorrência também de deslizamentos de terra, a Prefeitura interditou outros trechos de estradas rurais. Estes trechos se localizam nas regiões de Bulhões (estradas Ribeirão Raso, Fazenda da Grama e Boa Sorte); da Fumaça (estrada Vila da Fumaça-Falcão); da Boca do Leão e do Riachuelo (estrada do Areião).

Diante da importância das estradas rurais para o escoamento da produção agropecuária do Município e o deslocamento dos moradores às comunidades da área urbana, o secretário municipal de Obras disse que a recuperação dos trechos atingidos “representa neste momento a prioridade número um da pasta”.

Pelo menos sete caminhões e cinco máquinas estão mobilizados para o trabalho de desobstrução destas vias.

Com exceção dos trechos fechados nas estradas da Limeira e do Areião, cuja desobstrução só deverá ocorrer nos próximos dias, a Prefeitura trabalha com a possibilidade de liberar os outros pontos interditados até a próxima quarta-feira.

- É fundamental que, diante da ocorrência de novas chuvas, as pessoas evitem passar por estas estradas, principalmente no período da noite – alertou o diretor de obras da Prefeitura, engenheiro Miguel Dias.

Palavras chaves: PRIORIDADE