Superintendência de Defesa Civil

Distrito de Engenheiro Passos e bairro Jardim do Sol foram os mais afetados

Chuva causa transtornos em Resende com alagamentos e deslizamento de encostas

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende está mobilizada, desde a noite de quinta-feira (dia 10), para atender as áreas da cidade atingidas pelas últimas chuvas. Segundo o diretor da Defesa Civil, Alessandro Gonçalves Pires, o temporal causou o transbordamento do córrego Água Branca, em Engenheiro Passos, que atingiu dois conjuntos habitacionais da COHAB. Outro ponto afetado foi o bairro Jardim do Sol, onde também transbordou o Rio Pirapitinga, na altura da Chácara São Januário.

- Desde que as chuvas iniciaram, a Defesa Civil vem monitorando os níveis dos rios e córregos que cortam o Município. Durante toda a noite e madrugada, percorremos essas localidades para atender as famílias atingidas com agilidade - explicou o diretor.

Na manhã de hoje, a Secretaria Municipal de Assistência Social foi mobilizada e percorreu áreas afetadas de Engenheiro Passos e da Chácara São Januário, para avaliar a situação das famílias. No Jardim do Sol, pelo menos oito casas foram alagadas pelas águas do Rio Pirapitinga, que subiu cerca de um metro a partir do nível da rua. Já em Engenheiro Passos, seis residências foram atingidas com a cheia do Córrego Água Branca. Segundo técnicos da Defesa Civil, a água esteve pelo 30 centímetros acima do nível da rua.

- Nós iremos distribuir material de limpeza e mantimentos para as famílias que tiveram suas casas alagadas. Para isso, estamos fazendo um cadastro de todas as pessoas atingidas e um levantamento da situação, - explicou a secretária municipal de Assistência Social, Marly Ceccoline Cortona.

Além disso, as Secretarias de Obras e de Agricultura e Pecuária estão mobilizadas para ajudar no atendimento. Segundo o secretário de Obras, engenheiro Rubens Almada, a cheia do Córrego Água Branca danificou três passarelas de pedestres, que foram interditadas. O órgão já está atuando para liberar o acesso e espera resolver o problema até a próxima semana.

A chuva também causou o deslizamento de encostas em vários pontos de estradas rurais do Município: Fumaça, Serra do M, Vargem Grande, Bulhões, Boca do Leão, Serrinha do Alambari e Visconde de Mauá. Segundo o secretário de Agricultura, Miguel Dias, oito máquinas, entre retroescavadeiras e pá carregadeiras, estão atuando na desobstrução dessas estradas, com o apoio de caminhões para o transporte do material retirado. Vinte e cinco operários foram enviados para a execução dos serviços.

- Estamos atuando no sentido de evitar que essas estradas fiquem interditadas. Até esta manhã o tráfego na Serra M, que dá acesso a Visconde de Mauá, o tráfego está liberado apenas para carros de passeio. Mas em cada um destes pontos atingidos estamos mantendo uma máquina, - informou Miguel.

Palavras chaves: CHUVAS