04/11/2010
Cerimônia nesta sexta-feira marca a compra do Cine Vitória
Aquisição pela Prefeitura reforça ações pelo resgate da memória histórica da cidade
Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR
A Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, confirmou para esta sexta-feira, 05 de novembro, a realização da cerimônia que marcará oficialmente a compra do Cine Vitória pela administração municipal. Na foto, o cinema, à direita da bomboniérie que leva o mesmo nome.
A solenidade, que vai comemorar o Dia Nacional da Cultura em Resende, começará às 19 horas com as presenças do prefeito José Rechuan (DEM); do presidente da Casa da Cultura, André Whately; de secretários municipais; vereadores e outras autoridades do município, além de representantes do segmento cultural de Resende.
A notícia da aquisição do cinema foi divulgada por Rechuan na semana passada, tendo sido considerada por ele como “a realização de um sonho antigo da cidade, que agora passa a ter um espaço próprio para a realização de shows musicais, encenação de peças teatrais e realização de exposições, entre outros eventos”.
Denominado “O Cine Vitória é nosso”, o evento desta sexta-feira prevê várias atividades, entre elas a realização de um concerto musical da banda da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e a entrega do Prêmio Macedo Miranda aos destaques culturais da cidade no ano de 2010, além de uma homenagem ao ex-vereador Antônio Gastão, autor da lei municipal que impediu a venda do cinema para a implantação de igrejas ou seitas.
Na época, a lei foi classificada como um passo importante para a preservação do cinema como espaço cultural. O reconhecimento ao “SOS Cine Vitória”, movimento formada em décadas passadas por pessoas ligadas à cultura de Resende a favor do resgate da importância histórica do cinema para o Município, também faz parte da programação da cerimônia.
Vão receber o Prêmio Macedo Miranda neste ano a Banda Sinfônica da AMAN - Academia Militar das Agulhas Negras (categoria música); ator e diretor Alexandre Varella (teatro); escritora Isabel Antônia de Siqueira, de 90 anos (literatura); Jesué Benedito (patrimônio histórico), Bernardo e Guilherme Rodrigues (audivisual), Grupo Cultural Pedra Sonora (cultura popular); Tatiana Ratinetz (artes plásticas); bailarino Tállison da Silva Farias (dança) e Christian Meyn (fotografia).