24/08/2015
Cerca de 5.500 alunos da rede participam de atividades no contraturno das aulas
Aulas de dança, música e esporte são oferecidas gratuitamente
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
Os alunos da rede municipal contam com oficinas gratuitas no contraturno do horário das aulas, de segunda a sexta-feira. As atividades acontecem no Projeto Criarte, promovido pela Prefeitura, e no Programa Mais Educação, uma parceria com o Governo Federal. Cerca de 5.500 estudantes do ensino fundamental participam de atividades educativas, culturais, esportivas e recreativas.
No Projeto Criarte os alunos fazem aulas de balé, hip hop, violão, capoeira, artesanato, desenho, pintura, fanfarra, coral e instrumentos de cordas (violino, violoncelo e baixo acústico). As oficinas são realizadas em 17 escolas municipais.
O projeto tem ainda a Caixa das Artes, um polo que funciona na antiga Caixa D'água, do bairro Alto dos Passos. Os interessados devem procurar o local de segunda a sexta-feira, nos horários das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Podem se inscrever estudantes ou moradores, com mais de sete anos de idade.
Já o Programa Mais Educação oferece recreação e lazer, educação ambiental, capoeira, basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, percussão, judô, vídeo, danças, hip hop, grafite, música, teatro, pintura, desenho, fotografia, rádio e jornal escolar, banda, acompanhamento pedagógico, arte gráfica e leitura. As oficinas acontecem em 21 escolas.
- Os estudantes participam no horário que não estão em sala de aula, ocupando o tempo livre com atividades saudáveis. Elas estão contribuindo para melhorar o rendimento escolar, o comportamento dentro da escola e o convívio com suas famílias - ressalta o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
Para saber onde e como funcionam as atividades oferecidas no contraturno escolar, pais e responsáveis devem procurar as escolas próximas de suas residências. Informações também podem ser obtidas com as coordenações dos projetos, na Secretaria Municipal de Educação, pelo telefone 3381-4648.
Palavras chaves: EDUCAÇÃO