07/07/2015

Avaliação foi realizada dentro do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade

Centros Odontológicos recebem conceituação máxima do Ministério da Saúde

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) de Resende foram avaliados pelo Ministério da Saúde, dentro do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ-CEO), e alcançaram a classificação máxima, considerados “muito acima da média”.

Resende conta com dois CEO, um no Centro e outro da Cidade Alegria. Com o resultado da avaliação, cada um passa a receber do governo federal R$ 11 mil por mês.

O programa tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento odontológico prestado à população e facilitar o acesso aos serviços. Entre os critérios analisados estão as instalações, materiais odontológicos disponíveis, processo de trabalho das equipes. Além disso, a equipe entrevistou pacientes atendidos pelos Centros de Especialidades Odontológicas para analisar a satisfação dos usuários.

- Essa conquista é fruto do trabalho dos funcionários, que têm metas a cumprir estabelecidas pelo programa e do governo municipal, que fornece infraestrutura e investe na qualidade dos serviços de saúde. A avaliação verificou diversos padrões de qualidade, e as unidades de Resende obtiveram a classificação máxima, de "Muito acima da média", sendo que, dos cerca de 690 Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil avaliados, somente, em torno de, 16% conseguiram a conceituação máxima – comemorou o superintendente de Saúde Bucal, Osvaldo dos Santos.

A Prefeitura aderiu ao PMAQ-CEO em maio do ano passado e essa foi a primeira avaliação. As unidades de Saúde da Família de Resende fazem parte do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade para atenção básica desde 2011. Na última avaliação, de 2013, dos 24 postos avaliados, 22 foram classificados como ótimos e dois como bons.

Palavras chaves: SAÚDE BUCAL