29/07/2011

Centros de Convivência da Prefeitura realizam três mil atendimentos por mês

Número de atividades do programa é ampliado pelo Município

Centros de Convivência da Prefeitura realizam três mil atendimentos por mês

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

As três unidades do CCI (Centro de Convivência de Idosos), além dos quatro pólos deste programa (Surubi Velho, Vila Vicentina, Lavapés e Engenheiro Passos), vêm registrando uma média de três mil atendimentos por mês.

Uma das ações desenvolvidas pela Prefeitura para o segmento da Terceira Idade, o programa teve ainda o número de atividades voltadas aos idosos ampliadas no atual governo da cidade.

Além disso, os Centros de Convivência, que funcionam nos bairros Alvorada (Parque Tobogã - foto), Paraíso e Cidade Alegria (área entre os blocos 4 e 5), receberam diversas melhorias realizadas pela Prefeitura a partir de 2009.

A assistência proporcionada pelo CCI é paralela às atividades oferecidas através do Programa Terceira Idade Ativa, que atende quase dois mil idosos em mais de 20 pólos espalhados por comunidades da área urbana e da Zona Rural.

- Os avanços obtidos pelos Centros de Convivência em nossa administração mostram que estamos de fato valorizando este segmento importante da população. Os idosos merecem de todas as pessoas, e do Poder Público principalmente, todo o respeito pela experiência de vida, a sabedoria e pelo muito que fizeram a favor do nosso município – disse o prefeito José Rechuan (DEM), ao comentar os números do relatório sobre as ações desenvolvidas no CCI, os quais foram divulgados nesta sexta-feira, dia 29, pela Secretaria de Assistência Social do Município.

Segundo o coordenador do CCI, Cristiano Gonçalves, as atividades implantadas pela Prefeitura nos últimos dois anos e meio foram oficina de xadrez; sessão de cinema voltada aos grupos temáticos de psicologia; oficina de dança e oficina de chá com artes.

As outras atividades oferecidas são as seguintes: fanfarra; oficina de espanhol (ministrada por um professor voluntário e usuário do programa); massoterapia holística; grupo reflexivo de psicologia; oficina canto coral; oficina de artesanato; oficina expressão corporal; hidroginástica; e fisioterapia preventiva em grupo.

As atividades são coordenadas por profissionais de Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Massoterapia, Música e estilista.

Entre as melhorias realizadas no CCI pela administração do prefeito José Rechuan estão também a construção de mais uma sala na unidade da Alvorada; a aquisição de novos equipamentos, como computador, impressora, DVD, data show, telão, mesas e cadeiras; a compra de mais instrumentos musicais para a fanfarra de idosos, além da ampliação do número de vagas da hidroginástica, ocorrida por meio da contratação de um clube da cidade.

Foram adquiridas ainda antenas parabólicas destinadas aos três Centros de Convivência, sendo que o equipamento da unidade do Paraíso já foi instalado.
Palavras chaves: IDOSOS