03/05/2012

Unidades integram Programa Terceira Idade Ativa

Centros de Convivência atendem 500 idosos em Resende

Crédito: Márcio Fabian ACOM/PMR

Por oferecer uma série de atividades para melhorar as condições físicas e mentais das pessoas com idade acima dos 50 anos, o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), passou a integrar o Programa Terceira Idade Ativa no início deste ano.  Criado em 2009 pelo governo do Prefeito José Rechuan, o programa oferece atividades esportivas, culturais e de lazer também para esse público.

Desenvolvido pela Prefeitura, através de um trabalho em conjunto entre a Secretaria Municipal de Ação Social e a Superintendência Especial de Eventos e Integração, o CCI atende hoje a um total de 500 pessoas nos três centros localizados na Alvorada (Parque do Tobogã), Parque Paraíso e Cidade Alegria e nos quatro pólos que funcionam em Engenheiro Passos, Lavapés, Surubi Velho e Vicentina.

Segundo a coordenadora do CCI, Fabiana Soares da Silva, o programa hoje é sinônimo de qualidade e de bem estar a serviço dos idosos.

- Sem exageros, as pessoas beneficiadas com o Centro de Convivência de Resende fazem dele uma extensão de suas casas, pois ali eles têm atenção, carinho e um cuidado todo especial por parte de nossos profissionais - salientou ela, lembrando que os centros funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Quanto aos pólos, o atendimento é das 8 às 11 horas.

Os idosos participantes do CCI têm direito a atividades como ginástica, ioga, expressão corporal (como dança e teatro), oficinas de xadrez, artesanato, música (banda e coral), massagem, fisioterapia, além de duas psicólogas à disposição.

- Ao todo, são cerca de 15 profissionais capacitados envolvidos neste programa, onde  os idosos têm a oportunidade de iniciar e fortalecer laços de amizade, interagir e trocar experiências, o que muito contribui para que alcancem uma vida melhor e mais saudável - destacou.

Palavras chaves: IDOSOS