19/12/2011

Centro para População de Rua promove almoço especial de Natal

Situada ao lado do Parque de Exposições, unidade oferece ações voltadas à inclusão social

Centro para População de Rua promove almoço especial de Natal

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove nesta terça-feira, dia 20, a partir do meio-dia, um almoço especial de Natal para os cidadãos atendidos pelo Centro de Referência Especializada para População de Rua, que funciona próximo ao Parque de Exposições.

Mantido com recursos próprios da Prefeitura, a unidade oferece diariamente a estes cidadãos, entre outros serviços, alimentação e apoio psicológico.

- Este é um almoço tradicional e neste ano fizemos uma consulta entre os usuários para definir o cardápio. A maioria optou pela realização de um churrasco. Vamos fazer ainda a distribuição de um panetone e camisas do Centro de Referência – comenta a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline, destacando que o convite é extensivo a ex-usuários.

O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. A unidade trabalha para proporcionar à população de rua todos os serviços públicos, principalmente nas áreas de Saúde, Assistência Social, Defensoria Pública e até mesmo apoio no transporte aos migrantes que estão apenas de passagem pelo Município.

- Existe a determinação do Ministério do Desenvolvimento Social para que os municípios mantenham um centro para o atendimento da população de rua, e nossa cidade já oferece isso – comenta a coordenadora do Centro de Referência Especializada para a População de Rua, Roberta Alessandra Cunha de Souza.

No Município, os moradores de rua são abordados em períodos diurnos e noturnos, por equipes do Centro de Referência, que procuram conversar e oferecer as ações disponibilizadas a este segmento.

Os moradores não são obrigados a aceitar os serviços, mas os servidores da unidade realizam todo um trabalho visando conscientizá-los sobre a importância de concordarem em receberem a ajuda.

Segundo o Centro de Referência para População de Rua, a população que vive nas ruas da cidade é em sua grande maioria formada por homens, com idade entre 30 e 45 anos, sendo 90 por cento deles moradores do próprio Município, que saíram de casa por conta de problemas relacionados a dependência química e/ou rompimento familiar.

Para todos os moradores de rua são oferecidos alimentação completa (almoço, jantar e café da manhã); atendimento psicossocial; apoio para regressar ao local de origem (no caso dos migrantes); espaço para higiene pessoal; atendimento individual e e em grupo; oficina de esporte (ping pong, xadrez, futebol, exercício físico) e Oficina de Sabão (foto), em parceria com o Projeto de Inclusão Produtiva; além do Projeto Cinema, Pensamento e Pipoca, onde são feitas apresentações de filmes e debates.

O Centro realiza também orientações para que os moradores de rua busquem alternativas visando deixar as ruas.

- Buscamos resgatar os laços familiares. E também realizamos inserções de alguns no mercado de trabalho, trabalhando na construção civil, na coleta de lixo e nos setores de reciclagem - destaca Roberta, ressaltando que ainda recebem apoio para retirar a segunda via de documentos.
Palavras chaves: RESGATE DA CIDADANIA