Superintendência de Defesa Civil

19/12/2011

Centro para População de Rua oferece ações de inclusão social

Cidadãos atendidos pela unidade vão participar de almoço especial de Natal

Centro para População de Rua oferece ações de inclusão social

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove nesta terça-feira, dia 20, a partir do meio-dia, um almoço especial de Natal para os cidadãos atendidos pelo Centro de Referência Especializada para População de Rua, que funciona próximo ao Parque de Exposições.

Mantido com recursos próprios da Prefeitura, a unidade oferece diariamente a estes cidadãos, entre outros serviços, alimentação e apoio psicológico.

- Este é um almoço tradicional e neste ano fizemos uma consulta entre os usuários para definir o cardápio. A maioria optou pela realização de um churrasco. Vamos fazer ainda a distribuição de um panetone e camisas do Centro de Referência – comenta a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marly Ceccoline, destacando que o convite é extensivo a ex-usuários.

O Centro de Referência funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. A unidade trabalha para proporcionar à população de rua todos os serviços públicos, principalmente nas áreas de Saúde, Assistência Social, Defensoria Pública e até mesmo apoio no transporte aos migrantes que estão apenas de passagem pelo Município.

- Existe a determinação do Ministério do Desenvolvimento Social para que os municípios mantenham um centro para o atendimento da população de rua, e nossa cidade já oferece isso – comenta a coordenadora do Centro de Referência Especializada para a População de Rua, Roberta Alessandra Cunha de Souza.

No Município, os moradores de rua são abordados em períodos diurnos e noturnos, por equipes do Centro de Referência, que procuram conversar e oferecer as ações disponibilizadas a este segmento.

Os moradores não são obrigados a aceitar os serviços, mas os servidores da unidade realizam todo um trabalho visando conscientizá-los sobre a importância de concordarem em receberem a ajuda.

Segundo o Centro de Referência para População de Rua, a população que vive nas ruas da cidade é em sua grande maioria formada por homens, com idade entre 30 e 45 anos, sendo 90 por cento deles moradores do próprio Município, que saíram de casa por conta de problemas relacionados a dependência química e/ou rompimento familiar.

Para todos os moradores de rua são oferecidos alimentação completa (almoço, jantar e café da manhã); atendimento psicossocial; apoio para regressar ao local de origem (no caso dos migrantes); espaço para higiene pessoal; atendimento individual e e em grupo; oficina de esporte (ping pong, xadrez, futebol, exercício físico) e Oficina de Sabão (foto), em parceria com o Projeto de Inclusão Produtiva; além do Projeto Cinema, Pensamento e Pipoca, onde são feitas apresentações de filmes e debates.

O Centro realiza também orientações para que os moradores de rua busquem alternativas visando deixar as ruas.

- Buscamos resgatar os laços familiares. E também realizamos inserções de alguns no mercado de trabalho, trabalhando na construção civil, na coleta de lixo e nos setores de reciclagem - destaca Roberta, ressaltando que ainda recebem apoio para retirar a segunda via de documentos.
Palavras chaves: RESGATE DA CIDADANIA