Resende

20° Min27º Max

Selo prevenção do site Time Brasil Transparência Pública

Secretaria de Saúde

07/05/2020

CENTRO FONOAUDIOLÓGICO FAZ ADAPTAÇÕES PARA ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA

Assistência fonoaudiológica vem sendo realizada por telemonitoramento e teleconsulta

CENTRO FONOAUDIOLÓGICO FAZ ADAPTAÇÕES PARA ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio do CEMAF (Centro Municipal de Atendimento Fonoaudiológico), continua oferecendo atendimento de qualidade aos pacientes, que já eram acompanhados presencialmente pela rede, com algumas adaptações necessárias neste momento de quarentena. Teleconsulta ou telemonitoramento são aplicados em casos específicos, de acordo com tipo de tratamento que já era feito antes. 

De acordo com a coordenadora do CEMAF, Geórgea Francisco, após a publicação da resolução nº 427 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, regulamentando os atendimentos online, os fonoaudiólogos do Centro fizeram um levantamento dos pacientes que poderiam ser atendidos pela modalidade à distância. Alguns casos não são elegíveis devido ao tipo de comprometimento do paciente, à idade da criança ou à dificuldade de os responsáveis conseguirem acompanhar o tratamento, seja por impedimento técnico ou de disponibilidade. 

Nesta modalidade à distância, noventa pacientes do CEMAF estão sendo atendidos, desde crianças com dificuldade de aprendizagem ou na comunicação de forma geral, até adultos com alterações vocais.  

O atendimento consiste na realização da teleconsulta e do telemonitoramento por meio de software específico da área. Os fonoaudiólogos que já conhecem o caso e faziam o acompanhamento presencial do paciente realizam o atendimento em tempo real, com um agendamento prévio com o responsável, já que esses devem estar presentes no momento da consulta com a criança e, posteriormente, enviam atividades para que o paciente a realize e, dessa forma, dê continuidade ao acompanhamento.  

A única alteração, até o momento, é com relação aos exames de audiometria, que estão sendo realizados com menor frequência, nos casos dos pacientes que já estavam em fila de espera, para seguir todas as recomendações de combate ao COVID-19. 

O retorno da iniciativa, segundo a coordenadora do CEMAF, tem sido muito positivo, tanto dos pais que têm participado com seus filhos e ficam felizes com a possibilidade de dar continuidade ao tratamento, quanto dos profissionais que estão satisfeitos com a evolução nítida de alguns pacientes. 

Palavras chaves: Centro Fonoaudiológico; Adaptação; Telemonitoramento
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados