26/06/2009

Centro de Reabilitação realiza 8 mil atendimentos por mês

Melhorias possibilitam retomada do tratamento de hidroterapia

Centro de Reabilitação realiza 8 mil atendimentos por mês

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) destacou, na manhã desta sexta-feira, 26, as melhorias realizadas este ano pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Saúde e Qualidade de Vida no Centro de Reabilitação. Localizada numa área anexa ao Hospital de Emergência, a unidade recebeu investimentos os quais possibilitaram, por exemplo, a retomada do serviço de hidroterapia (foto), que estava desativado. A piscina usada no tratamento dos pacientes, onde são feitos 20 por cento dos atendimentos, encontrava-se, no começo do ano, em precárias condições, com azulejos quebrados e o aquecedor deteriorado.  Atualmente, cerca de oito mil atendimentos são realizados pela instituição.

- O Centro de Reabilitação presta um serviço fundamental para os pacientes, sendo uma das unidades de saúde mais importantes de Resende na área de saúde pública. Infelizmente, quando assumimos a administração municipal, o encontramos com diversos problemas, que afetaram diretamente o atendimento. Por isso, determinei que as melhorias na instituição deveriam ser uma das prioridades do nosso governo nos primeiros meses deste ano. O fato é que, com as providências adotadas, hoje o Centro de Reabilitação está atendendo as pessoas que dele precisam. Isso mostra que a saúde em nossa administração é tratada com seriedade e elevado espírito público – disse Rechuan.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, contratou também este ano mais funcionários e realizou a manutenção dos equipamentos existentes e das instalações físicas da unidade. Além disso, encontra-se em andamento um processo de licitação visando à compra de novos aparelhos. O Centro de Reabilitação, que atualmente conta com 23 funcionários, disponibiliza serviços de hidroterapia, traumato ortopedia, pediatria, acupuntura, neuro funcional, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

De acordo com a coordenadora do centro, Márcia Regina Balieiro, aproximadamente 60% dos atendimentos no local estão relacionados à artrose de coluna e joelho. A reabilitação os casos de acidente vascular cerebral (AVC) e paralisia facial vêm em seguida, com cerca de 30 por cento dos atendimentos.

Para ser atendido no Centro de Reabilitação, o paciente deve inicialmente procurar um posto de saúde, onde o médico dará um diagnóstico. Caso haja necessidade, o posto fará o encaminhamento, que o paciente deverá levar até o Centro de Reabilitação visando agendar uma pré-avaliação (triagem). Nesta avaliação é feita uma análise do caso, através do qual os profissionais do Centro de Reabilitação definem o tratamento mais indicado. A pré-avaliação pode ser marcada as terças e sextas, de 8 às 11 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3360-7716.

Palavras chaves: SAÚDE