18/05/2010

Centro de Informações Turísticas será instalado em Engenheiro Passos

Unidade vai funcionar na Estação Ferroviária, que acaba de ser cedida ao Município

Centro de Informações Turísticas será instalado em Engenheiro Passos

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (DEM) – que participa de hoje até a próxima quinta-feira, dia 20 de maio, em Brasília, da XIIIª Marcha dos Prefeitos – anunciou na manhã desta terça-feira a implantação de um Centro de Informações Turísticas e de Artesanato na Estação Ferroviária do distrito de Engenheiro Passos (foto), cuja administração foi passada na semana passada pelo Governo Federal para a responsabilidade do Município. Durante sua viagem desta semana à Brasília, ele se reunirá com dirigentes do Ministério do Turismo visando obter o apoio financeiro da União para a reforma das instalações físicas da Estação. A implantação da unidade está inserida entre as ações do Projeto Cercanias, que foi lançado ano passado pela Prefeitura, através da então Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (atual Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços). O Cercanias tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado de 15 cidades localizadas no eixo Rio-São Paulo e Minas Gerais. Além da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, o Governo Federal cedeu à Prefeitura três galpões na Estação Ferroviária de Campos Elíseos, onde o Município vai instalar cursos profissionalizantes destinados à formação de mão de obra para o mercado de trabalho da região. No caso da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, o espaço cedido à administração municipal totaliza cerca de 640 metros quadrados, incluindo três imóveis: o prédio da própria estação, a Casa do Engenheiro e o armazém existente no pátio local. Através do Centro de Informações Turísticas e de Artesanato, as 15 prefeituras integrantes do Projeto Cercanias vão ter um espaço voltado à divulgação dos seus atrativos na área do turismo, e os artesãos destes municípios poderão expor seus produtos e comercializá-los. - A conquista deste Centro de Informações vai ser de grande importância para diversos setores. O turismo, por exemplo, vai trilhar um passo fundamental no sentido de incrementar este segmento da economia da Região das Agulhas Negras e de todo o trecho que forma o Projeto Cercanias. Com relação ao trabalho do artesanato, os profissionais desta área ganham mais um espaço para a divulgação do seu trabalho. A escolha do ponto para o Centro de Informações não poderia ter sido melhor, visto a localização estratégica da antiga Estação Ferroviária de Engenheiro Passos, no qual passam moradores de muitos municípios e estados brasileiros. Ou seja: os municípios integrantes do Projeto Cercanias vão ter uma visibilidade ainda maior – disse Rechuan. O prefeito considera de fundamental importância a formalização de parcerias com o Governo Federal e outras instituições para agilizar o funcionamento do Centro de Informações Turísticas e de Artesanato de Engenheiro Passos, “daí as conversações já iniciadas em Brasília entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo”. A liberação de recursos federais para a construção do Memorial JK às margens da Via Dutra, exatamente no trecho onde o presidente Juscelino Kubitscheck faleceu em um acidente automobilístico ocorrido há 33 anos, também está na pauta dos contatos de Rechuan com dirigentes do Ministério do Turismo durante sua viagem à Brasília esta semana. A construção do Memorial JK também faz parte das ações ligadas ao Projeto Cercanias. Ao todo, o montante de recursos reivindicados em Brasília pela Prefeitura para a reforma da Estação Ferroviária de Engenheiro Passos e a obra do Memorial JK gira em torno de R$ 500 mil.
Palavras chaves: PROJETO CERCANIAS