19/08/2010

Centro de Fisioterapia realizou mais de 24 mil atendimentos em seis meses

Desde o ano passado, Prefeitura fez várias melhorias na unidade

Centro de Fisioterapia realizou mais de 24 mil atendimentos em seis meses

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Nos últimos seis meses, o Centro de Reabilitação e Hidroterapia de Resende, que fica ao lado do Hospital de Emergência, realizou mais de 24 mil atendimentos.

O balanço foi apresentado nesta semana pela coordenadora da unidade, Márcia Regina Balieiro.

A realização desta quantidade expressiva de atendimentos foi possível graças às melhorias implementadas a partir do ano passado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Já ano passado (2009), as ações feitas pelo atual governo da cidade possibilitaram ao Centro de Reabilitação dobrar o número de atendimentos com relação ao ano anterior (2008).

Segundo Márcia, o serviço de hidroterapia, por exemplo, que hoje atende cerca de 150 pacientes, estava paralisado em janeiro de 2009, pois a piscina utilizada no tratamento se encontrava com o aquecedor deteriorado e os azulejos quebrados.

Além de ter iniciado a manutenção permanente das instalações físicas, e de ter comprado materiais necessários ao funcionamento da unidade, a administração do prefeito José Rechuan contratou mais profissionais. Atualmente, 23 funcionários  realizam os serviços de hidroterapia, traumato-ortopedia, pediatria, acupuntura, neuro funcional, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

Já o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, destaca como outra melhoria importante realizada na atual administração do Município a disponibilização de uma Van destinada ao transporte de pacientes do Centro de Fisioterapia com dificuldades de locomoção.

De acordo com o relatório divulgado pela unidade, aproximadamente 60 por cento dos atendimentos estão relacionados à artrose de coluna e joelho. A reabilitação nos casos de AVC (acidente vascular cerebral) e paralisia facial vêm em seguida, com cerca de 30 por cento dos atendimentos.

Para ser atendido no local, o paciente deve inicialmente procurar um posto de saúde, onde o médico dará um diagnóstico a respeito do problema. Caso haja necessidade, o posto fará o encaminhamento para que o paciente realize uma triagem no Centro de Fisioterapia. Durante a realização desta avaliação, os profissionais da unidade avaliam qual é o tratamento mais adequado para o caso. A pré-avaliação pode ser marcada de terça a sexta-feira, de 8 às 11 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3360-7716.

- Os resultados positivos alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde no Centro de Fisioterapia demonstram o nosso comprometimento com a prestação de um serviço de qualidade à população na área de saúde pública. Muitos devem se lembrar do estado caótico no qual encontramos a unidade ao assumir a Prefeitura em janeiro do ano passado. O quadro existente na época deixava claro o total descaso com a saúde dos moradores de Resende. Assumimos a Prefeitura, fizemos as melhorias necessárias no local e hoje a unidade oferece um tratamento de qualidade, do jeito que os pacientes têm direito e merecem – disse o prefeito José Rechuan.

Palavras chaves: TRATAMENTO DE QUALIDADE