04/12/2012

Centro de Especialidades Odontológicas recebe Certificação de Boas Práticas em Biossegurança

Selo de Qualidade será entregue nesta quarta-feira, dia 5, no Espaço Z, pela empresa 3M do Brasil

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Por conta de todo o trabalho realizado na área de biossegurança, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Centro, recebe nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 11 horas, no Espaço Z, a Certificação de Boas Práticas em Biossegurança na Odontologia, concedido pela empresa 3M do Brasil. O trabalho referenciado é coordenado pela Diretoria de Saúde Bucal da Prefeitura, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde.

As ações que culminaram na certificação foram iniciadas em 2009, com a busca pela excelência do trabalho em Saúde Bucal oferecido aos moradores de Resende. Os próprios funcionários criaram um manual de procedimentos a serem cumpridos por toda a equipe, como por exemplo, a esterilização dos materiais e dos equipamentos utilizados.

O Centro de Especialidades Odontológicas de Resende é o primeiro a ser certificado em todo o país, após passar por um rigoroso critério, sendo verificado o cumprimento dos protocolos necessários, como indicadores de esterilização de materiais e treinamentos de equipe.

- Iniciamos o trabalho ainda em 2009 e contamos com a participação efetiva de todos os funcionários do CEO, e com o apoio do ex-coordenador de Saúde Bucal, João Mattos, e também da atual coordenadora Paola Galito - comenta a coordenadora do CEO Centro, Fernanda Bruno, destacando a colaboração efetiva da Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho feito pelo CEO segue um rigoroso critério diário, com o cumprimento dos protocolos de esterilização de materiais e até mesmo a identificação com a análise dos materiais utilizados em cada procedimento realizado. Em média são feitos cerca de três mil procedimentos por mês no CEO Centro, que conta com uma equipe formada por 26 dentistas, nove auxiliares de Saúde Bucal, quatro auxiliares administrativos e assistente de serviços gerais.

O CEO oferece atendimentos nas seguintes áreas: endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), prótese dentária, cirurgia oral, odontopediatria, estomatologia (para diagnóstico de lesões orais) e atendimento a pacientes com necessidades especiais, entre outras.

Palavras chaves: SAÚDE