Assistência Social e Direitos Humanos

11/10/2021

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS DO PARQUE TOBOGÃ RETOMA ATIVIDADES PRESENCIAIS

Unidade retornará com os atendimentos a partir desta quarta-feira, dia 13 de outubro

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE IDOSOS DO PARQUE TOBOGÃ RETOMA ATIVIDADES PRESENCIAIS

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, retomará as atividades presenciais no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Parque Tobogã, localizado no bairro Vila Julieta (Alvorada). A partir desta quarta-feira, dia 13 de outubro, a unidade do Parque Tobogã oferecerá aos idosos aulas de musicalização, por intermédio da parceria firmada entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). As aulas serão ministradas pelo professor Fábio Monteiro, às quartas-feiras, a partir das 14h.

Para participar dessa atividade, os interessados deverão se inscrever a partir de agendamento prévio com a equipe técnica do CCI, composta por psicólogas e assistentes sociais, pelo WhatsApp: (24) 3359 5557. No ato da inscrição, é necessária a apresentação da seguinte documentação: documento de identidade oficial com foto; CPF; comprovante de residência; folha resumo; e comprovante de vacinação contra a Covid-19 até pelo menos a segunda dose.

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, destacou a retomada das atividades presenciais em grupo no CCI Parque Tobogã, que foram interrompidas por causa da pandemia da Covid-19 em março de 2020, além de anunciar outras oportunidades.

— A volta das atividades do CCI Parque Tobogã será marcada com o início de uma oficina inovadora, que é a de musicalização. Quinze pessoas idosas já se inscreveram nesta oficina. A inscrição é feita com a equipe técnica, que busca fazer o acompanhamento desses idosos ao longo de suas participações, identificando as demandas apresentadas e assegurando os seus direitos fundamentais. Só serão cadastradas pessoas idosas que comprovarem pelo menos a segunda dose da vacina administrada contra o novo coronavírus. A partir do decreto municipal de março de 2020, foram vetadas atividades em grupo que pudessem provocar aglomerações e, tendo em vista, que a população idosa representava o grupo de maior vulnerabilidade para agravos da doença, as atividades do CCI foram imediatamente suspensas. Além da aula de musicalização, o grupo Cantinho da Seresta Amigos do Custodinho retornará com os seus encontros semanais, embalando as noites das terças e sextas-feiras. Projetos de cinema, arte terapia, meditação, teatro e atividades físicas também estão sendo estudados e, em breve, novas atividades serão propostas. Vale destacar que, além da exigência da vacinação contra a Covid-19, o CCI adotará diversos protocolos de segurança sanitária, tais como: higienização constante do ambiente e seus utensílios; uso obrigatório de máscaras; disponibilização de álcool em gel; e distanciamento social, dentre outros – frisa.

ATENDIMENTO REMOTO NA PANDEMIA

O CCI Paraíso e o CCI Cidade Alegria continuarão desenvolvendo os atendimentos remotos, que foram implementados em março deste ano, por meio de grupos no WhatsApp. A coordenadora dos CCIs, Yohana Mazza, explicou como foi viabilizado o atendimento remoto para as pessoas idosas.

— No novo canal de WhatsApp criado pela coordenação dos CCIs, foram incluídos usuários que já faziam parte dos grupos no mesmo aplicativo das oficinas desenvolvidas no passado, novos adeptos e pessoas encaminhadas pelas unidades do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O objetivo do grupo remoto é dar a atenção necessária para esse público com uma ferramenta facilitadora, já que o cenário mundial ainda propõe restrições como o isolamento social, principalmente, para as pessoas idosas que fazem parte dos grupos mais expostos a vulnerabilidades e riscos sociais. Com o acesso facilitado mesmo que virtualmente, o intuito é garantir o vínculo comunitário. Em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, já foram disponibilizadas aulas de ginásticas semanais por transmissão de vídeo. Com a Diretoria de Direitos Humanos, foi criado um curso de cidadania especificamente para esse grupo, oferecido semanalmente. Nossa equipe também alimenta o grupo com informativos condizentes aos interesses das pessoas idosas, assim como áudios de relaxamento/meditação e treinamentos de memorização. Porém, com o passar do tempo, percebemos que há necessidade do retorno gradual das atividades presenciais. Desta forma, hoje, os nossos esforços estão voltados para viabilizar o retorno gradual e seguro nas três unidades: Parque Tobogã; Paraíso; e Cidade Alegria. Vale destacar que, para o ano que vem, também idealizamos, em parceria com as unidades do Cras, a oferta de atividades do CCI dentro de outros territórios, visando assegurar a proteção de todos os idosos de Resende, principalmente, daqueles que ainda não temos acesso – reforça.

Palavras chaves: CCI. Centro De Convivência De Idosos, Parque Tobogã, Oficina De Musicalização, Atividades Presenciais, Covid-19