09/03/2023
CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES RECEBE NOVO EQUIPAMENTO DE ANESTESIA INALATÓRIA
Aparelho é utilizado em cirurgias e possibilitará realizar castração em cachorros com canina braquicefálica, condição de animais com focinho achatado ou curto
Crédito: Raimundo Brasil
A Prefeitura de Resende segue realizando investimentos na saúde municipal e, além dos munícipes, a gestão municipal também se preocupa com os cuidados animais. Por isso, chegou nesta semana um novo aparelho de anestesia inalatória para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O equipamento tem ventilação mecânica e possibilitará realizar procedimentos cirúrgicos em cachorros com canina braquicefálica, condição de animais com focinho achatado ou curto. Além da anestesia em cirurgias, também é usado no lactário para animais recém-nascidos.
De acordo com o CCZ, a ventilação mecânica é destinada ao suporte respiratório dos animais durante a anestesia que estejam passando por processo cirúrgico.
- O Hospital Municipal Veterinário já possui um aparelho de anestesia inalatória e, agora, o CCZ também terá para agregar aos procedimentos. Este é mais um equipamento que chega para reforçar e melhorar o atendimento aos pets dos munícipes. Com ele, será possível controlar a respiração animal para que as cirurgias sejam realizadas da melhor maneira possível - explicou Felipe Quinane, diretor do Hospital Veterinário.
O CCZ realiza castrações gratuitas de cães e gatos que tenham, pelo menos, seis meses e estejam em boas condições de saúde.
Resende conta com dois castramóveis para triagem e marcação das cirurgias. No momento, um está localizado na Morada da Montanha e outro na Fazenda da Barra II — ao lado da Clínica da Família e do posto de saúde, respectivamente.
Vale destacar que os animais castrados pelo CCZ ou que recebam atendimento no Hospital Veterinário de Resende podem ter acesso a medicações gratuitas na Farmácia Pública Veterinária, localizada na Avenida das Mangueiras, na Cidade Alegria.
Investimento na saúde animal
Além disso, o CCZ passa por obras de ampliação, que possibilitará novos departamentos para atender animais de grande porte. Atualmente, a obra concentra-se nos trabalhos hidráulicos e construção das alvenarias.
Palavras chaves: Centro De Controle De Zoonoses; Novo Equipamento; Anestesia Inalatória