Resende

20° Min31º Max

Selo prevenção do site

Superintendência de Vigilância em Saúde

15/02/2023

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES REALIZA AÇÃO EM CÓRREGOS E CANAIS DE RESENDE PARA EVITAR PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

Agentes visitaram os bairros Elite, Cidade Alegria, Itapuca, Baixada da Olaria, Boa Vista e Morada da Colina

CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES REALIZA AÇÃO EM CÓRREGOS E CANAIS DE RESENDE PARA EVITAR PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI

Crédito: Douglas Pacheco

Verão é a estação típica de chuvas fortes e volumosas, com diferentes intercorrências naturais. Uma das situações que aumentam nesta época do ano é o aparecimento de casos positivos de dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Pensando em evitar condições como esta, a Prefeitura de Resende realizou nesta quarta-feira, dia 15, uma ação em córregos e canais da cidade, paralelamente às atividades do cronograma de mutirão contra a dengue. 

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, os agentes de saúde percorreram os bairros Elite, Cidade Alegria, Itapuca, Baixada da Olaria, Boa Vista e Morada da Colina. A ação aconteceu em parceria com os departamentos de Superintendência de Vigilância em Saúde, Fiscalização de Postura, Ouvidoria e Superintendência de Serviço Público. 

A ação desta quarta fez parte das atividades de combate ao Aedes Aegypti e acontece para verificar as condições dos córregos, avaliar as situações dos terrenos dos bairros para que medidas contra a propagação de doenças sejam tomadas. 

- Após as visitas técnicas, os procedimentos são analisados e dependendo da avaliação dos profissionais, o proprietário dos terrenos que foram encontrados em condições de abandono e/ou com a presença de lixo serão notificados. Os terrenos que, porventura, sejam de responsabilidade da Prefeitura de Resende e demandam trabalhos específicos, também receberão os serviços necessários. Por isso, é extremamente importante que a população seja consciente e jogue o lixo no local certo, porque tem um impacto coletivo, social e na saúde dos moradores. Vale frisar que quem joga lixo na rua está sujeito a multa, conforme prevê a Lei Municipal nº 3437 - explicou Carolina Bittencourt, superintendente de Vigilância em Saúde. 

É importante reforçar a ajuda da população com os 10 Minutos Salvam Vidas realizando a vistoria semanal dos quintais e eliminando os depósitos que acumulam água parada. Além disso, é de suma importância que os moradores abram as portas de suas residências para que os agentes de combate a endemias possam fazer a vistoria completa do imóvel. Os profissionais são devidamente uniformizados e usam o crachá de identificação em nome da Prefeitura de Resende.

Calendário de mutirão contra a dengue 
Dias 8 e 9 – Jardim Beira Rio
Dias 10 a 13 – Jardim Alegria
Dias 14 a 16 – Nova Alegria
Dias 19 a 28 – Cidade Alegria
Dia 28 – Alegria II 

Palavras chaves: Vistoria; Córregos E Canais; Combate à Dengue; Aedes Aegypti
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados