Resende

15° Min32º Max

Selo prevenção do site

Notícia

09/03/2010

Central de Marcação agiliza consultas com especialistas

Pacientes do Programa Saúde da Família não precisam mais enfrentar filas

Central de Marcação agiliza consultas com especialistas

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Para melhorar ainda mais o atendimento aos pacientes cadastrados pelo Programa Saúde da Família (foto), a Secretaria Municipal de Saúde lançou a Central de Marcação de Consultas Especialistas. Implantado em janeiro deste ano pela Prefeitura, a partir de abril a marcação por meio deste serviço torna-se obrigatória para os moradores da área de abrangência do “Saúde da Família”, que têm prioridade no agendamento. A Central de Marcação destina 60 por cento das vagas para os pacientes do programa e os outros 40 por cento ao restante dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). - Com isso, os pacientes do Programa Saúde da Família não vão precisar mais enfrentar filhas nas unidades que oferecem tratamento com médicos especialistas. Essa medida vai dar mais comodidade aos usuários e agilidade no atendimento – explica a diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Ana Paula Bueno. Desde o ano passado, os pacientes do “Saúde da Família” já não precisam mais se dirigir aos postos para agendar consultas em especialidades. Este procedimento passou a ser feito pelos próprios funcionários dos módulos onde os pacientes são cadastrados. No entanto, muitas pessoas ainda insistiam em ir aos locais de marcação. A Central de Marcação já foi responsável por mais de 2.500 consultas agendadas desde janeiro deste ano. COMO FUNCIONA – Após consulta com o médico no módulo do Programa Saúde da Família onde está cadastrado, o paciente deve deixar o encaminhamento para o especialista com a recepcionista da unidade. Numa etapa posterior, todos os encaminhamentos serão entregues na Secretaria Municipal de Saúde, onde funciona a Central de Marcação de Consultas Especializadas. Depois de agendamento da consulta com o médico especialista, os encaminhamentos retornarão para os módulos de Saúde da Família e serão entregues nas residências dos pacientes pelos agentes comunitários da saúde, com as orientações quanto à data, horário e local da consulta, mediante a assinatura do protocolo, através do qual eles vão ser receber oficialmente todas as informações sobre o atendimento.
Palavras chaves: MELHORIA NO ATENDIMENTO
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados