11/08/2010

Censo pode aumentar repasses de verbas para obras em Resende

Prefeitura destaca importância dos moradores responderem aos questionários do IBGE

Censo pode aumentar repasses de verbas para obras em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

O secretário municipal de Fazenda, Renato Viegas, reforçou hoje o chamado para que todos os moradores da cidade atendam aos recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e respondam aos dois questionários do Censo Demográfico 2010. Através do censo, que começou no dia 01º de agosto e vai até o dia 31 de outubro, será feita a contagem populacional de todos os municípios do Brasil. Segundo Viegas, a contagem é usada também como base de cálculo na transferência de recursos dos governos federal e estadual para as prefeituras, entre eles as verbas provenientes do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do SUS (Sistema Único de Saúde). Um dos critérios para a transferência do FPM é justamente o número de habitantes. De acordo com a última contagem, realizada em 2007, Resende tinha 118.529 habitantes. A expectativa para este ano, com base nos cadastros do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), além das contas de água e energia, é de que este número ultrapasse a 130 mil habitantes, podendo elevar o repasse do FPM ao município (foto aérea). Atualmente, o município tem seu repasse calculado com base no índice 3,4 (para cidades que possuem entre 115.465 a 129.048 habitantes). Caso o censo aponte o crescimento populacional do Município, Resende pode alcançar o índice 3,6. Com o novo percentual, a Prefeitura teria aumentado o volume de repasses externos para investimentos em obras e serviços a favor da população. - Além da questão do repasse de recursos, o Governo Federal utilizará os dados do IBGE na definição de políticas públicas para os próximos dez anos. O mesmo é feito pelo Governo Estadual e pelas prefeituras, que precisam planejar suas ações de acordo com dados confiáveis – explicou Viegas. De acordo com Viegas, é muito importante que cada cidadão entenda a importância de responder ao censo e dê sua contribuição para o crescimento e o desenvolvimento do município. – Não só o poder público, mas as empresas privadas também usam os dados coletados pelo instituto para tomar decisões sobre investimentos. O censo é primordial para que tenhamos um retrato fiel da condição populacional e econômica de Resende, o que só pode ser feito se cada cidadão abrir as portas das suas residências e atender aos recenseadores – frisou o secretário de Fazenda.
Palavras chaves: NÚMERO DE HABITANTES