12/11/2010
Censo: IBGE volta aos imóveis que estavam fechados
Até o final do mês, população exata de Resende será divulgada
Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR
No próximo dia 28 de novembro o escritório local do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) encerra a revisão dos números levantados durante a realização do Censo Demográfico 2010 em Resende, ocorrido entre os dias 01º de agosto e 31 de outubro.
De acordo com o coordenador do escritório, Cid Macedo, através deste trabalho, o Instituto pretende chegar a novos índices, já que moradores de 567 imóveis ainda faltam ser entrevistados, pois estas residências foram encontradas fechadas durante a primeira visita dos pesquisadores. Até às 10 horas desta quinta-feira, dia 11 de novembro, o censo havia chegado ao número de 117.900 habitantes em Resende (foto).
Segundo o coordenador, durante a revisão, parte de sua equipe está retornando também a alguns endereços já visitados, no sentido de confirmar as informações apresentadas anteriormente. O fato de muitos moradores não terem sido localizados na visita inicial dos recenseadores pode, no entendimento de Cid Pacheco, ter contribuído para a constatação, no primeiro balanço do IBGE, de um número menor do que a quantidade apontada pela contagem populacional de 2007.
Na contagem de três anos atrás, o número de moradores registrado foi de 118.272. Com o retorno dos recenseadores aos imóveis fechados, o que já está sendo feito, o IBGE espera alcançar os números exatos de pessoas residentes na cidade.
Além de ser considerado importante para a definição de ações públicas no Município, o censo tem influência direta na definição de repasses federais para a Prefeitura investir em obras e serviços no Município, principalmente nas transferências correspondentes ao FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e ao SUS (Sistema Único de Saúde).
Palavras chaves: NÚMERO DE HABITANTES