14/09/2010

Censo da Prefeitura vai atualizar dados do comércio de Resende

Levantamento será feito com apoio de entidades representativas do setor

Censo da Prefeitura vai atualizar dados do comércio de Resende

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, inicia nesta quarta-feira, dia 15, a realização do “Censo do Comércio”. O objetivo é identificar os estabelecimentos comerciais e industriais, além dos prestadores de serviços que atuam na cidade.

Este é o primeiro levantamento do tipo a ser realizado no município e servirá também para atualizar os dados da Prefeitura, os quais, segundo a diretoria de Comércio da Secretaria, Isabel Rodrigues, estão defasados.

- Com a realização deste censo, iremos alimentar nosso banco de dados. Nossa meta é verificar a situação cadastral dos comerciantes – explicou Isabel.

O censo será realizado pela empresa Exata. Os recenseadores estarão devidamente uniformizados (com os uniformes amarelos da empresa) e identificados por meio de crachás. Eles estarão de posse ainda de um ofício assinado pelo titular da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, Reynaldo Lombardi Raeli, explicando sobre os objetivos do trabalho.

- É muito importante que os comerciantes recebam os pesquisadores e respondam ao questionário, informando nome do proprietário do estabelecimento, endereço atualizado, nome do estabelecimento, telefone, endereço eletrônico (se tiver), e outras informações relevantes. De posse destas informações, queremos também estreitar o relacionamento com comerciantes e empresários que atuam no nosso município, para que possamos desenvolver ações de apoio no futuro - explicou Raeli.

Os pesquisadores da Exata percorrerão o comércio de todo o município, incluindo Engenheiro Passos e Visconde de Mauá. A previsão é de concluir o censo em aproximadamente três meses. De acordo com Isabel Rodrigues, as entidades representativas da classe – CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), Sindicato do Comércio Varejista e ACIAR (Associação Comercial, Industrial e Comercial de Resende) – atuarão como parceiras, divulgando o trabalho aos seus associados e orientando-as a responder ao questionário.

No entendimento do prefeito José Rechuan (DEM), a realização do censo para atualizar os dados do segmento comercial pode ser considerada mais uma ação que reforça a proposta de valorizar o setor como atividade econômica.

Ele destacou que desde o ano passado algumas iniciativas foram desenvolvidas pela Prefeitura em parceria com as entidades que representam o segmento, entre elas a I Feira de Ponta de Estoque e a Iª Feira de Materiais de Construção do Sul Fluminense, ambas promovidas por meio de uma ação conjunta entre a administração municipal e a CDL.

Outra parceria ressaltada pelo prefeito foi a EXAPICOR do ano passado, organizada em parceria com a ACIAR.

- O comércio é um setor que emprega uma quantidade expressiva de trabalhadores em nosso município, tendo por esse motivo uma importância de grande alcance social e econômico para Resende. Além de oferecer alternativas de compra aos consumidores residentes na cidade, o segmento contribui de forma direta para a geração de recursos financeiros destinados à realização de obras e serviços a favor do bem-estar da população – declarou Rechuan.

Palavras chaves: ECONOMIA