17/12/2018
CCZ PROMOVE FEIRA DE ADOÇÃO RESPONSÁVEL NESTA QUARTA, DIA 19
Tenda com os animais, filhotes e adultos, ficará instalada no Calçadão de Campos Elíseos, das 10h às 13h
Crédito: Jenny Faulstich
O Centro de Controle de Zoonoses de Resende (CCZ) vai promover nesta quarta-feira, dia 19, uma feira de adoção responsável de animais, no Calçadão da Avenida Albino de Almeida, em Campos Elíseos. A iniciativa, que tem como objetivo encontrar um lar para cães e gatos abandonados, irá acontecer a partir das 10h e se estenderá até às 13h, próximo ao totem de monitoramento da Prefeitura. Além da feira, os agentes do CCZ também estarão no local distribuindo materiais informativos sobre os cuidados necessários com os bichos e dicas de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya, doenças que podem ser controlada com a ajuda da população.
Esta é mais uma das atividades promovidas pelo Centro, que também realiza diversas outras ações ao longo do ano, com o objetivo de controlar e diminuir o abandono de animais nas ruas. De acordo com o veterinário e coordenador do CCZ, Rodrigo Campos, semanalmente a unidade recebe novos cães e gatos, tanto filhotes quanto adultos, frutos do abandono por parte dos proprietários.
- Embora o CCZ consiga receber e castrar esses animais abandonados é muito difícil mantermos todos os bichos em nossas dependências, já que a demanda é muito maior do que conseguimos abrigar. Cada vez mais a população tem deixado para trás seus bichos de estimação e este abandono deixa o animal triste e desorientado. Por isso, as feiras de adoção são o caminho mais viável que encontramos para dar uma vida nova a esses cães e gatos – explica Campos.
O coordenador destaca ainda que, com as feiras de adoção responsável, organizadas ao longo deste ano, aproximadamente 90 animais encontraram um novo lar. A expectativa para a próxima edição da feira, nesta quarta, é encontrar um novo dono para mais 40 bichos, entre cães e gatos, filhotes e adultos.
Unidade renovada
Desde que a nova gestão assumiu, os trabalhos do CCZ seguem em ritmo acelerado. Prova disso é que o Centro realizou, por dois meses consecutivos, setembro e outubro, um número recorde de cirurgias de castração, sendo que no primeiro mês, a ação beneficiou 235 animais e no segundo, 292. Além dos atendimentos, como consultas e cirurgias, a unidade realiza também campanhas de vacinação antirrábica, que até o momento já alcançaram 13.835 animais em 2018.
De acordo com dados do Centro, de janeiro a novembro deste ano, o CCZ já atendeu 2.253 animais, sendo que, deste total, 1.946 foram beneficiados com cirurgias de castração. Só para ter uma ideia do quanto os números são significativos, basta lembrar que em 2016 a unidade realizou somente 171 procedimentos cirúrgicos. Já em 2017, primeiro ano de governo da gestão atual, 1.203 animais foram castrados, 1.283 receberam algum tipo de atendimento e mais de 12 mil foram vacinados contra a raiva.