Guarda Civil Municipal

22/10/2014

CCZ inicia trabalho de fiscalização e apreensão de animais de grande porte soltos pelas ruas de Resende

Ação irá durar por tempo indeterminado

Crédito: Divulgação

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Resende iniciou na última segunda-feira, dia 20 de outubro, uma ação para fiscalização e apreensão de animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade. A iniciativa conta com apoio da Guarda Municipal, da Superintendência Municipal de Ordem Pública e da equipe da Central de Monitoramento da Prefeitura.

Os trabalhos visam a evitar acidentes e conscientizar os proprietários dos animais sobre a importância de mantê-los em suas áreas particulares, e no primeiro dia da ação foram apreendidas duas vacas, na região do bairro Ipiranga.

- Elas foram capturadas ontem à noite e encaminhadas ao curral do CCZ, onde permanecerão até que o proprietário vá retirá-las, mediante pagamento de multa que gira em torno de R$ 150, mais o valor da diária do abrigo do animal - explica o veterinário do CCZ, Paulo Nobre, lembrando que caso o dono dos animais não faça a retirada, eles poderão ser encaminhados à doação ou leilão.

Nobre revela que a ação tem tempo indeterminado e acontecerá em diversos bairros da cidade e horários, de acordo com o cronograma do Centro ou com os alertas da equipe da Central de Monitoramento da Prefeitura, que controla as câmeras espalhadas pela cidade 24h por dia.

- Todos os animais capturados pelo CCZ são microchipados e se houver reincidência na captura, a multa é ainda maior - destaca o veterinário do CCZ.

Os proprietários de animais que forem capturados devem entrar em contato com o CCZ para obter informações sobre como retirá-los. Os telefones disponíveis são: 3360-5018 e 3360-5019.

Palavras chaves: CCZ