25/03/2009

Materiais informativos vão ser divulgados no Parque das Águas

CCZ faz chamado à população sobre adoção de cães e gatos

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

Durante a programação especial organizada pela Prefeitura para comemorar o Dia Mundial da Saúde, cujas atividades acontecem no próximo dia 05 de abril, no Parque das Águas, o Centro de Controle de Zoonoses de Resende (CCZ) vai reforçar o chamado à população para a importância da adoção de um animal doméstico (cão ou gato). Segundo a auxiliar administrativa do CCZ, Eliane Bessa Leite, a adoção representa uma forma de as pessoas estarem contribuindo para evitar que os animais fiquem pelas ruas, provocando acidentes.

- Um animal de estimação traz inúmeros benefícios. No desenvolvimento infantil desperta a auto-estima e a responsabilidade da criança, reforçando a confiança e a amizade. Para as pessoas idosas, o animal ajuda a melhorar a qualidade de vida e reduz o sentimento de isolamento e solidão - afirma Eliane.

O CCZ, que se localiza no bairro Vila Vicentina, ao lado da Escola Municipal Júlio Verner, tem hoje 24 animais, sendo oito gatos e 14 cães. De acordo com Eliane, todos os animais foram recolhidos nas ruas do município e antes de serem doados, eles são castrados e vacinados. Eliane ressalta a importância da castração nos animais. Segundo ela, um animal castrado vive mais, briga e foge menos, além de ficar mais dócil.

- Nas fêmeas, o cio deixa de ocorrer, deixa de procriar e diminui o risco de tumores de mama e de útero. Nos machos diminuem os latidos excessivos, evita fugas atrás de fêmeas e evita doenças venéreas - explica.

Eliane ressalta que as cadelas podem gerar cerca de 24 filhotes em um ano. Já as gatas e seus descendentes podem gerar 28 gatinhos no mesmo período. Outras informações poderão ser obtidas no próprio CCZ ou através dos telefones (24) 3381-9802 / 3360-5186.

Palavras chaves: ANIMAIS DOMÉSTICOS