08/10/2018
CCZ BATE RECORDE DE CIRURGIAS DE CASTRAÇÃO NO MÊS DE SETEMBRO
Ao todo, 235 procedimentos foram realizados, cem a mais que a média mensal
Crédito: Arquivo PMR
No mês em que completou 217 anos de história, e ganhou presentes como a compra de quatro vans para o transporte de pacientes, além de uma unidade móvel odontológica, entre outras melhorias na área da saúde, Resende alcançou também outra conquista importante no setor: o número de castrações de cães e gatos, realizadas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), bateu recorde, alcançando a marca de 235 procedimentos num único mês – quase cem a mais que a média mensal, que é de aproximadamente 150 cirurgias.
Além do recorde no número de procedimentos cirúrgicos, fruto de um esforço conjunto que envolveu toda a equipe da unidade, a distribuição de senhas para a realização de futuras cirurgias também ultrapassou as expectativas no mês do aniversário da cidade, chegando a 800 animais. As senhas foram entregues aos proprietários durante a 51ª EXAPICOR.
Para manter os números positivos e alcançar essas conquistas, que ajudam a manter o controle da natalidade e evitam o abandono de animais nas ruas, o CCZ conta com uma equipe de profissionais capacitados, formada por seis médicos veterinários. Quatro deles trabalham diretamente no atendimento dos pets, sendo um responsável pelas consultas clínicas, três pelas cirurgias de castração e outros dois que atuam na coordenação do canil e na coordenação geral da unidade, e que, eventualmente, também auxiliam nos procedimentos.
Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, o desempenho obtido pelo Centro não só no mês de setembro, como ao longo de todo o ano, mostra a seriedade e o comprometimento com o qual o trabalho vem sendo realizado pela equipe do CCZ, desde o início da atual gestão.
- Conseguir alcançar a marca de 235 cirurgias em apenas um mês é uma grande vitória do nosso CCZ, que foi encontrado em janeiro de 2017 em estado precário, com diversos serviços suspensos. Apenas para ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que durante todo o ano de 2016, durante a gestão anterior, o Centro fez apenas 125 procedimentos cirúrgicos – um número dez vezes menor do que conseguimos realizar em 2017, quando fizemos 1.203 cirurgias, apesar de todas as dificuldades encontradas. Este ano, graças ao empenho de toda a equipe, e dos investimentos que fizemos na unidade, vamos avançar ainda mais, e a maior prova disso é que, apenas no primeiro semestre, já realizamos mais de mil cirurgias e agora, no mês de setembro, ainda batemos este recorde, chegando a 235 procedimentos – destacou o prefeito.
Entre as melhorias implantadas pela atual gestão, além do reforço da equipe, estão a recuperação das instalações; a implantação da clínica veterinária, que permitiu a realização das consultas clínicas; a compra de novos equipamentos, como novas mesas cirúrgicas e focos auxiliares; além da implantação do procedimento de marcação da orelhinha do animais castrados para evitar que eles sejam submetidos à cirurgia duas vezes.
Hospital Público Veterinário
Com o objetivo de ampliar ainda mais o atendimento a cães e gatos no município, a Prefeitura também já concluiu o projeto de construção do Hospital Público Veterinário do município, que será implantado no bairro Morada da Colina, numa área próxima à sede da Sanear (Agência de Saneamento do Município).
Com um investimento orçado em pouco mais de R$ 876 mil, o projeto contempla uma estrutura composta por dois consultórios, duas salas de anestesia, duas salas de cirurgia, sala de raio-X, laboratório de análises clínicas, sala de internação, sala de recepção e dois banheiros, além de área de apoio com copa, depósito, área de serviço e dois depósitos destinados ao lixo produzido no local.