18/05/2021
CASTRAMÓVEL DA PREFEITURA DE RESENDE CHEGA AO PARQUE TOBOGÃ
Desta vez, o processo de triagem para a realização da castração será, exclusivamente, para gatos do bairro Vila Julieta
Crédito: Raimundo Brasil
A Prefeitura de Resende segue com a castração de gatos no castramóvel instalado na Área de Lazer Julieta Botelho, mais conhecida como Parque Tobogã, no bairro Vila Julieta (Alvorada). O projeto itinerante dos castramóveis, desenvolvido pelo governo municipal, chegou ao local nesta segunda-feira, dia 17. Nesta edição, o processo de triagem para a realização do procedimento será, exclusivamente, para a população felina no trailer dentro do Parque Tobogã, em virtude de medidas de cautela por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Devido à falta de insumos no País, a Saúde Animal do Município vem priorizando as cirurgias de emergência. No caso dos felinos, a cirurgia eletiva de castração continua possível devido à baixa complexidade da sedação necessária. As castrações são feitas entre 9h e 15h, de segunda a sexta-feira. Nos dois primeiros dias de projeto no Parque Tobogã, já foram castrados oito gatos. O outro castramóvel permanece prestando os serviços gratuitos em frente à Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro Parque Minas Gerais, incluindo o atendimento aos animais dos Condomínios Gardênia e Tulipa, desde o dia 8 de março.
Em geral, os trailers são destinados para a castração das populações canina e felina das áreas mais afastadas e zona rural de Resende. O projeto é pioneiro na região e começou a funcionar em julho de 2020, no Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária em razão da pandemia. O projeto já percorreu as seguintes localidades: distrito de Vargem Grande; Fazenda da Barra II; Fazenda da Barra III; Fazenda da Barra I; Surubi Velho; e distrito de Engenheiro Passos. A seleção dos locais para a execução do projeto ocorre de acordo com a demanda, com base em levantamento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo o último balanço atualizado em 18 de maio deste ano, foram castrados 1.265 cães e gatos pelo projeto volante.
O diretor-geral do Hospital Veterinário, Felipe Quinane, explicou quais são os critérios definidos para o atendimento dos pets nos castramóveis. “O projeto visa contemplar o público de toda a cidade, principalmente, nas áreas mais afastadas e na zona rural. Os castramóveis atendem, exclusivamente, cães e gatos com idade igual ou superior a seis meses, sem enfermidades, com exceção da população canina braquicefálica (focinho achatado ou curto). A partir da implantação do projeto no bairro onde o interessado reside, basta comparecer com o seu pet de estimação para a avaliação veterinária. No ato da triagem, é fundamental que o tutor do animal apresente documento com foto (maior de 18 anos) e comprovante de residência de Resende, especificamente da localidade beneficiada pelo castramóvel. Logo, a equipe do projeto agendará data e horário para retorno, quando o animal será operado. No ato da confirmação da data, a equipe também orienta sobre as condições do animal no pré-operatório”, lembra.
Os dois castramóveis, que foram fabricados em Botucatu, nos Estado de São Paulo, funcionam como trailers com toda estrutura necessária para o atendimento. Cada módulo possui quatro salas: uma de preparo animal; outra de antissepsia e paramentação; uma sala cirúrgica; e uma de recuperação e prescrição médica.
Palavras chaves: Castramóvel, Castração, Parque Tobogã, Felinos, Gatos