Comunicação Social e Eventos
13/10/2014
Casa da Cultura realiza pela primeira vez ciclo de leituras dramatizadas
Grandes nomes da dramaturgia brasileira farão parte das apresentações
Crédito: Divulgação
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) promove nos meses de outubro e novembro o projeto "Teatro falado: A Dramaturgia Brasileira". Será realizado, no Espaço Z, um ciclo de leituras dramatizadas de peças sob a coordenação do ator e diretor Francisco Simão.
- O que pretendemos com esse projeto é divulgar a dramaturgia brasileira. Temos grandes dramaturgos e alguns deles estarão presentes no ciclo de leitura - disse Ângelo Tramezzino, Presidente da Fundação Casa da Cultura.
São cinco apresentações de grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Nelson Rodrigues e Ariano Suassuna. A primeira leitura acontece no dia 15 de outubro (quarta-feira), "Eles não usam Black-Tie", de Gianfrancesco Guarniere. No dia 22, será a vez da leitura de "Batalha de Arroz Num Ringue para Dois", de Mauro Rasi, e no dia 29 de outubro, a leitura da famosa peça teatral "O auto da Compadecida" escrita em 1955 por Ariano Suassuna. No mês de novembro acontecem duas apresentações: no dia 2, "O Santo Inquérito", de Dias Gomes, e no dia 26, "O Beijo no Asfalto" de Nelson Rodrigues.
- A leitura dramatizada é uma ótima forma de se trabalhar o teatro, pois faz parte do projeto inicial da montagem de uma peça, é o processo embrionário de um espetáculo. Esse evento é uma boa oportunidade do público conhecer esse processo, pois vai promover o encontro do espectador com o texto propriamente dito, sem os recursos cênicos - comentou Ângelo.
As apresentações são gratuitas e acontecem sempre às 20 horas. O Espaço Z fica na Avenida Gustavo Jardim, ao lado da Rodoviária Velha, no Centro da Cidade.