Comunicação Social e Eventos
27/01/2015
Casa da Cultura e Fundação Bachiana de São Paulo oferecem aulas de música
Oficina orquestral no aprendizado do violino está com inscrições abertas
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Fundação Casa da Cultura Macedo (FCCMM) firmou um convênio com a Fundação Bachiana de São Paulo para promover em Resende uma oficina orquestral no aprendizado do violino. A Fundação Bachiana é um projeto idealizado pelo maestro e pianista João Carlos Martins, um dos mais famosos artistas clássicos do mundo, com o objetivo de promover a integração ao mercado de trabalho e a inclusão social por meio da difusão e ensino da música clássica e erudita.
A oficina atenderá gratuitamente crianças e jovens a partir dos oito anos de idade. Ao todo, serão 100 vagas disponibilizadas para alunos da cidade. Todo o material didático e os instrumentos serão fornecidos gratuitamente pela instituição paulistana para os futuros instrumentistas.
As inscrições podem ser feitas até 27 de fevereiro na Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, das 8h às 17h. Maiores informações podem ser obtidas na Escola de Artes Maestro Vicente Aniceto Senna, que fica no térreo da Casa da Cultura ou através do telefone: 3354-6971. Para se inscrever é necessário uma foto 3x4, cópia da carteira de identidade, CPF ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência e Carteira de Identidade do responsável, caso o aluno seja menor de idade. O início das aulas está previsto para 3 de março.
De acordo com presidente da FCCMM, Ângelo Tramezzino, o curso é dividido em quatro módulos e tem a duração de dois anos. As aulas de 90 minutos serão realizadas duas vezes na semana e ministradas por professores da própria Fundação Bachiana. O presidente destaca ainda que este convênio é uma forma de "promover a inclusão social através da música, além de democratizar o acesso à música clássica".
- Neste início, ofereceremos aulas de violino, mas a nossa intenção é ampliar para outros instrumentos para que futuramente, possamos formar uma grande orquestra de crianças e adolescentes para apresentações públicas - projeta Tramezzino.
Representantes das duas fundações visitarão escolas das três redes de ensino (estadual, municipal e particular) para divulgar o curso. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, com turmas nos seguintes horários: das 8h às 9h30, das 9h30 às 11h, das 13h às 14h30 e das 14h às 16h.