24/04/2012

Casa da Cultura divulga programação da Festa do Pinhão

Shows, exposição e provas eqüestres vão animar Visconde de Mauá em maio

Casa da Cultura divulga programação da Festa do Pinhão

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

A Prefeitura vai oferecer toda a estrutura para a vigésima edição da Festa do Pinhão (foto), que acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio, no campo de futebol localizado na entrada de Visconde de Mauá. Considerado um dos eventos principais do calendário turístico da Região das Agulhas Negras, a festa acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio, através de uma realização da Prefeitura, via Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, com o apoio das entidades AMOVIM (Associação de Moradores e Amigos de Visconde de Mauá), Centro Cultural de Visconde de Mauá, Associação Comercial de Visconde de Mauá e Mauatur (Associação Turística de Visconde de Mauá).

A estrutura já confirmada pela Prefeitura inclui a cessão de palco, barracas, tendas, banheiros químicos, sistema de sonorização, sistema de iluminação e segurança, além da programação artística.

A abertura oficial da festa será realizada na sexta-feira, dia 11 de maio, a partir das 19 horas, com a participação do Coral da Serra e da Corporação Musical Visconde de Mauá. Nesta data, a programação de shows terá início às 21 horas com Rivo Trio (Música Popular Brasileira) e às 23 horas sobe ao palco o cantor Tunai. O grupo Casa do Pai João (samba de raiz) encerra a programação da noite.

No sábado, dia 12, das 9 às 18 horas, serão realizadas provas equestres e o momento caipira, com roda de viola. Os shows acontecem a partir das 21 horas, animados pelos conjuntos Gota Serena (forró pé de serra) e Moda Universitária.

No domingo, dia 13, último dia da festa, a programação terá início às 10 horas, com a Procissão do Cruzeiro e às 12 horas serão realizados o almoço e o bingo em homenagem ao Dia das Mães. Encerrando a Festa do Pinhão, haverá shows com Cowboys da Serra (21 horas) e Banda Chapéu Brasil (23 horas).

Além das atrações musicais a festa contará com uma praça de alimentação composta por 15 barracas, que comercializarão além de comidas e bebidas, quitutes a base de pinhão. A expectativa da organização é que por dia uma média de cinco mil pessoas prestigie o evento.

- O evento tem como objetivo fomentar a economia local, atraindo mais turistas para o distrito nestes dias. Além disso, Mauá é um celeiro de artistas, artesãos e músicos. Esta iniciativa é uma forma de valorizar toda esta produção artística -  ressalta o presidente da Casa de Cultura, André Whately.

Whately destaca também que, como parte da programação da Festa do Pinhão, haverá do dia 03 de maio a 10 de junho, no Centro Cultural de Visconde de Mauá, na Aldeia dos Imigrantes, o Salão do Pinhão.

A exposição temática sobre o Pinhão reunirá pinturas, desenhos e esculturas. A mostra estará aberta para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas.  Durante a semana ela será aberta para visitas escolares, previamente agendadas, com a criadora e responsável pelo Centro, Márcia Patrocínio, através do telefone (24) 9948-5181.

Palavras chaves: ATRAÇÃO TURÍSTICA