Desenvolvimento Rural

08/09/2011

Casa da Cultura divulga obras selecionadas para o Salão da Primavera

Evento é realizado pelo Museu de Arte Moderna em comemoração ao aniversário da cidade

Casa da Cultura divulga obras selecionadas para o Salão da Primavera

Crédito: Divulgação - MAM Resende

A 39ª edição do Salão da Primavera, promovido pela Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, via MAM (Museu de Arte Moderna), anunciou esta semana os trabalhos selecionados para o evento deste ano. Ao todo, foram 181 obras inscritas, de 79 artistas, provenientes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Paraná. A partir do dia 17 de setembro, acontece no MAM a exposição das obras vencedoras. De acordo com a diretora do museu, Vanda Perantoni, além do crescimento do número de participantes locais e da região, a qualidade técnica e criativa das obras inscritas foi um ponto de destaque para a seleção relativa ao ano de 2011: - A cada ano, através dos prêmios de aquisição, de forma democrática e transparente, atualizamos e aumentamos o acervo do MAM. Como acontece todos os anos, a comissão julgadora utilizou como critérios de escolha para premiação a técnica e a originalidade – comentou Vanda. Em reunião realizada no último dia 03 de setembro, a comissão julgadora formada por Lucienne Figueiredo dos Santos (museóloga e assessora chefe do Sistema Estadual de Museus), Rafaela Zanete (bacharel em artes plásticas e assessora da Superintendência de Museus do Estado do Rio de Janeiro) e Manfredo Souzanetto (artista plástico), avaliou as obras e definiu as 78 peças, de 44 artistas, que estarão expostas no Salão da Primavera. A premiação da edição deste ano ficou assim definida: Daniel Sá – Resende / RJ (Prêmio Altamiro Pimenta/Prefeitura de Resende); Caloga – Resende / RJ (Prêmio Engenheiro Eitel César Fernandes/Câmara Municipal de Resende) e Álvaro Almgren (Prêmio Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda) foto. Também foram concedidas Menções Honrosas aos seguintes artistas: Daniel Campadello, Maria Paula Adelaide M. Becato, Palmira Villar, Roberto Koch e Thiago Ferreira.
Palavras chaves: ARTES PLÁSTICAS