29/10/2009

Casa da Cultura conta história do primeiro mausoléu de Resende

Restos mortais de ex-ministro da Fazenda estão sepultados no Cemitério dos Passos

Casa da Cultura conta história do primeiro mausoléu de Resende

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A administração do Cemitério dos Passos, localizado no bairro Alto dos Passos, estima que 15 mil pessoas deverão visitar as sepulturas do local durante o feriado de Finados, na próxima segunda-feira, dia 02 de novembro. O cemitério ficará aberto de 7 às 19 horas. Durante a semana, funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-estrutura e Segurança realizaram obras de limpeza, como retirada de entulhos, capina e pintura do meio-fio e dos muros. Na rua do cemitério, a Prefeitura também reforçou a pintura de faixas de sinalização como forma de diminuir os riscos de acidentes, visto a grande movimentação de veículos que costuma ser registrada nas proximidades do cemitério no período de Finados. Agentes da Guarda Municipal vão trabalhar no controle e na orientação do trânsito. - Todos os serviços de preparação do Cemitério dos Passos para o Dia de Finados deverão estar concluídos até esta sexta-feira, dia 30 de outubro – disse a servidora Maria Aparecida da Silva Benance, que administra o funcionamento do cemitério. MISSAS – A exemplo do que ocorre todo ano, três missas estão previstas para serem celebradas no Cemitério dos Passos no Dia de Finados. As missas vão ser realizadas às 7, 10 e 16 horas. A programação prevê ainda uma exposição de fotos e textos sobre a história dos sepultamentos em Resende, que antes da construção do cemitério, aconteciam sob o solo das igrejas. Haverá também um ato relembrando o primeiro mausoléu do cemitério, onde estão sepultados os restos mortais da fazendeira Maria Benedita e do seu marido, o comendador Joaquim José Martins. Conhecida como a Rainha do Café, devido ao fato ter sido proprietária de diversas fazendas no passado em Resende, Maria Benedita é considerada uma personalidade histórica da cidade. Moradora do casarão existente até hoje na esquina da Rua XV de Novembro com a Praça Oliveira Botelho, ela costumava promover animadas festas para a sociedade da época neste local, onde atualmente funciona o Supermercado Netinho. - No ano de 1.872, Maria Benedita mandou construir um mausoléu na sepultura onde estavam os restos mortais do seu marido, incrementando a partir disso o comércio de mármore no Município – explicou o diretor do Arquivo Municipal da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Claudionor Rosa, responsável pela promoção do evento, acrescentando que o ato acontecerá às 11 horas e será encenado pelo ator Wendell Amorim. O Cemitério dos Passos possui 7.500 sepulturas e 900 gavetas. Normalmente, os túmulos mais visitados no Dia de Finados são os da adolescente Eny Seabra, a quem muitas pessoas atribuem poderes milagres, motivo pelo qual ela é conhecida como Santa Eny; e o jazigo dos padres de Resende, no qual se encontram sepultados os restos mortais dos sacerdotes Ludovico Stanuck, Flávio Azambuja, José Sandrup e Leon. Além da fazendeira Maria Benedita, também estão sepultados no cemitério os restos mortais de outras personalidades históricas da cidade, entre eles o médico e político Otávio Oliveira Botelho, que exerceu funções importantes na vida pública, entre elas ministro da Fazenda do presidente da República Washington Luiz; presidente do Estado do Rio de Janeiro (o cargo equivale hoje à função de governador) e deputado estadual e federal; Luiz Pistarini, um dos mais renomados poetas da história cultural de Resende e do ex-deputado Albino de Almeida, que dá nome ao calçadão de Campos Elíseos.
Palavras chaves: FINADOS