29/06/2012

Casa da Cultura abre inscrições para o 40º Salão da Primavera

Evento é realizado em setembro durante as comemorações pelo aniversário da cidade

Casa da Cultura abre inscrições para o 40º Salão da Primavera

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

Realizado anualmente com o objetivo de incentivar a produção das artes plásticas e torná-la acessível ao público, as inscrições para a 40ª edição do Salão da Primavera poderão ser feitas de 02 de julho a 17 de agosto. Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, via MAM (Museu de Arte Moderna), o salão é também um dos eventos comemorativos do aniversário da cidade, no mês de setembro.

Podem se inscrever para o Salão da Primavera artistas de Resende e de outros municípios e estados, com até três obras produzidas nos últimos cincos anos, dentro das categorias pintura, desenho, gravura, escultura, instalações e objeto de manifestação livre. As obras devem medir no máximo um metro na sua dimensão maior e pesar no máximo 25 quilos.

Não serão aceitos trabalhos já premiados, projetos, modelos reduzidos, obras incompletas, trabalhos escolares, cópias e aqueles executados com material deteriorável. O valor da taxa de inscrição é de R$ 30. Os artistas deverão se inscrever na sede do MAM, que fica na rua Doutor Cunha Ferreira, 104, próximo ao plenário da Câmara Municipal, no Centro Histórico. O horário de funcionamento do museu é de segunda a sexta-feira, das 09 às 17h30min.

Na opinião do presidente da Casa de Cultura, André Whately, o "salão conquistou ao longo dos anos um espaço privilegiado no cenário cultural da região, tornando-se um dos mais conceituados acontecimentos do gênero no eixo Rio-São Paulo". Para ele, "a realização do evento em Resende demonstra a diversidade do município na área da cultura, ampliando com isso as ações da Prefeitura dentro do setor".

- Todos os anos a expectativa por parte dos artistas pela abertura de inscrições é muito grande, o que deixa claro o interesse da classe pelo Salão da Primavera. Esperamos repetir o mesmo sucesso do ano passado, tanto no número de artistas inscritos, como no número de pessoas que visitam o evento - frisa o presidente.

De acordo com a diretora do MAM, Vanda Perantoni, a seleção dos trabalhos acontecerá no dia 25 de agosto, com divulgação marcada para o dia 28 do mesmo mês. A partir dessa data, os artistas terão o prazo de 20 dias para retirar os trabalhos não selecionados. A exposição dos trabalhos escolhidos poderá ser visitada de 15 de setembro a 26 de outubro.

A comissão responsável pela seleção dos trabalhos será composta por três membros de reconhecido saber no campo das artes plásticas, que trabalhará em duas etapas: seleção das obras a serem expostas e atribuição de prêmios. O regulamento prevê a entrega dos Prêmios Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Altamiro Pimenta e Engenheiro Eitel Cesar Fernandes. Cada um desses três artistas premiados receberá o valor de cinco salários mínimos. Haverá ainda a entrega de cinco prêmios honoríficos (referências especiais dos jurados). As obras selecionadas farão parte do acervo do museu.

Palavras chaves: ARTES PLÁSTICAS