20/04/2012

Projeto Cercanias foi criado após mobilização da Prefeitura

Casa da Cultura abre inscrições para Festival Cercanias de Música Popular

Crédito: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Os candidatos interessados em participar da seletiva municipal do "I Festival Cercanias de Música Popular" poderão se inscrever entre os dias 23 de abril e 04 de maio. O evento está sendo promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços e da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda. Os municípios que formam o Consórcio Cercanias também participam da organização do evento.

De acordo com o presidente da Casa de Cultura, André Whately (foto), o festival tem como objetivos principais incentivar a produção musical, revelar talentos e valorizar os artistas das cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais integrantes do consórcio, cuja formação foi proveniente de uma mobilização liderada pela Prefeitura, a partir de julho de 2009, visando desenvolver ações pelo crescimento integrado dos municípios limítrofes.

Além disso, a iniciativa está inserida nas solicitações apresentadas durante o Fórum Municipal de Cultura. A realização das seletivas visa escolher os concorrentes dos municípios representados.

- Este festival consolida mais uma importante atividade artística promovida pela Prefeitura. Resende possui talentos musicais que, a partir deste evento, vão ter a oportunidade de mostrar seu trabalho - ressalta.

Poderão participar da seletiva em Resende, moradores da cidade com composições inéditas de qualquer estilo musical. O material, contendo ficha de inscrição, mídia com a música, cópia da letra cifrada, cópias da carteira de identidade e comprovante de residência, deve ser enviado em envelope lacrado para a sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, cujo endereço é Rua Luiz da Rocha Miranda 117 - Centro - Resende - CEP 27511-110.  A ficha de inscrição e o regulamento completo podem ser obtidos no site da Prefeitura de Resende: www.resende.rj.gov.br.

Na primeira fase da seletiva em Resende, a comissão julgadora, composta por pessoas da área musical, selecionará dez músicas que também serão divulgadas no site da Prefeitura de Resende.  Vão ser avaliados os seguintes itens: música, letra, afinação, ritmo e interpretação.

Já a segunda fase da seletiva acontece de 11 a 20 de maio, por meio da seleção por uma consulta popular. Durante este período, a população poderá acessar o site e votar em uma das dez  composições escolhidas na fase inicial. As duas músicas mais votadas serão classificadas para a fase semifinal. A terceira e a quarta ficarão como suplentes.

As semifinais serão realizadas dentro da programação do Projeto Cercanias, nos dias 31 de maio e 01 de junho de 2012, às 19 horas, no Parque das Águas, em Resende.  O município sediará também a final, que acontecerá no dia 02 de junho, às 19 horas, no Parque das Águas.

A premiação para as músicas finalistas do festival serão as seguintes: R$ 3.000,00 (primeiro lugar); R$ 2.000,00 (segundo lugar) e R$ 1.000,00 (terceiro lugar). Os três primeiros colocados vão receber troféus. Haverá também premiação em troféu para melhor interprete e instrumentista.

Palavras chaves: MAIS UMA AÇÃO INTEGRADA