18/11/2015
Casa da Cultura abre exposição em homenagem a Sant'Anna dos Tocos
Distrito foi submerso para dar lugar à Represa do Funil
Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, por meio do Arquivo Histórico Municipal, abre nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, a exposição “Sant´Anna dos Tocos Vive”, para relembrar a história do quinto distrito de Resende, que foi submerso pelas águas do Rio Paraíba do Sul, no final da década de 1960, para a construção da Usina do Funil, deslocando toda a sua população, espalhada entre Resende e o município de Areias (SP).
Segundo o diretor do Arquivo Histórico, Claudionor Rosa, a exposição, que é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Areias, é composta por cerca de 20 banners que trazem fotos de famílias do antigo distrito e do seu casario, além de documentos.
- Esta é uma forma de prestar uma justa homenagem a essas pessoas, que perderam suas casas em nome do progresso. A construção da usina trouxe ganhos para o setor de energia, mas pulverizou a população do distrito - explicou Claudionor, lembrando de figuras ilustres que nasceram no distrito, entre elas o poeta Ezequiel Freire e a professora Antonina Ramos Freire.
A exposição será montada no saguão da Casa de Cultura, que fica na Rua Luis da Rocha Miranda, nº 107, no Centro Histórico, e pode ser visitada até o próximo dia 27 (sexta-feira), de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h30.
Durante a abertura da exposição, o Arquivo Histórico também realiza, a partir das 14 horas, uma apresentação das bandeiras municipal, estadual e nacional em alusão à Proclamação da República, data comemorada no dia 15 de novembro; e ainda, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a leitura do poema “As ruas do lugar por onde andei”, de autoria do violeiro Moisés da Matta, residente em Visconde de Mauá, e vencedor do 23º Jogos Florais em 1983, prestando homenagem a Zumbi dos Palmares.
Palavras chaves: HISTÓRIA