11/04/2012

Casa da Acolhida será inaugurada nesta sexta-feira

Unidade oferece também acompanhamento médico

Casa da Acolhida será inaugurada nesta sexta-feira

Crédito: Jorge Trindade ACOM/PMR

O prefeito José Rechuan (PP) participa nesta sexta-feira, dia 13, da inauguração das novas instalações do abrigo Casa Acolhida (foto), programa social mantido pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende). A cerimônia será realizada às 15 horas, na nova sede, que se localiza na Rua Manoel Silva Torres 154, no bairro Alegria Velha. A cerimônia contará ainda com as presenças da presidente do CONFIAR, Maria Virgínia Soares da Rocha; secretários municipais; vereadores e funcionários da Casa da Acolhida.

A mudança de endereço da instituição faz parte das ações realizadas pela Prefeitura visando melhorar as instalações e o atendimento oferecido pelo abrigo, que funcionava desde 1997 no Campo de Aviação.  No início da administração do prefeito José Rechuan foi feito um levantamento na estrutura física do abrigo, através do qual se constatou a necessidade de melhorias para que fosse possível o atendimento dos abrigados.  Na mesma época o CONFIAR iniciou o planejamento para realizar a mudança de sede.

- É uma grande conquista no atendimento a crianças e adolescentes, pois o antigo espaço não comportava mais a demanda das atividades que atualmente oferecemos aos abrigados - ressalta a presidente.

As novas instalações são amplas e permitirão que os adolescentes desenvolvam suas atividades com mais comodidade. Sua estrutura é composta por quatro quartos, sala de estudos, sala de televisão, escritório, área de lazer, cozinha, refeitório e banheiros (masculino e feminino), entre outras acomodações.

Atualmente, a Casa da Acolhida possui 15 abrigados. Eles são acompanhados por uma equipe de profissionais formada por educadores, assistente social, psicóloga, pedagoga, coordenador, auxiliares de serviços gerais e cozinheiras, além do apoio da Guarda Municipal. Ao todo, 22 profissionais atuam no acolhimento e acompanhamento dos adolescentes.

O trabalho da Casa da Acolhida tem como foco o acolhimento de meninos e meninas na faixa etária de 12 a 18 anos que tiveram seus direitos ameaçados ou violados e que são afastados do seu ambiente familiar por determinação do Juizado da Infância e Juventude.

Quando chegam ao local, eles são encaminhados para atendimento médico e odontológico. Além de frequentarem regularmente a escola, os abrigados participam de atividades esportivas, culturais e das oficinas oferecidas pelo CONFIAR.  O trabalho atua também com o objetivo de promover o retorno dos adolescentes ao convívio de suas famílias ou a colocação numa família substituta. O abrigo funciona 24 horas por dia.

Palavras chaves: DIREITOS GARANTIDOS