17/01/2012

Casa da Acolhida ganha nova sede no bairro Alegria Velha

Instituição presta assistência aos adolescentes com direitos violados

Casa da Acolhida ganha nova sede no bairro Alegria Velha

Crédito: Jorge Trindade - ACOM PMR

A Casa da Acolhida, programa social mantido pela Fundação CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende), está funcionando a partir desta terça-feira (17) em sua nova sede, que se localiza na Rua Manoel Silva Torres 154, no bairro Alegria Velha (foto).

A mudança faz parte das ações da Prefeitura visando melhorar as instalações e o atendimento oferecido pelo abrigo, que funcionava desde 1997 no Campo de Aviação.

De acordo com a presidente da Fundação CONFIAR, Maria Virgínia de Mello Soares da Rocha, as novas instalações são amplas e permitirão que os adolescentes desenvolvam suas atividades com mais comodidade.

A nova sede é composta por quatro quartos, sala de estudos, sala de atendimento, escritório, área de lazer, cozinha, refeitório e banheiros (masculino e feminino), entre outras acomodações.

A mudança de sede está inserida nos investimentos que a administração municipal vem realizando desde o início de 2009 no programa. Entre as ações, Maria Virgínia destaca o aumento da equipe de profissionais.

Atualmente, a Casa da Acolhida conta com educadores, assistente social, psicóloga, pedagoga, coordenador, auxiliares de serviços gerais e cozinheiras, além do apoio da Guarda Municipal.

Ao todo, 22 profissionais atuam no acolhimento e acompanhamento dos adolescentes.

- As reformulações contribuíram para que pudéssemos fazer o acompanhamento escolar dos abrigados, uma vez que eles frequentam regularmente a escola - afirma a presidente, destacando a contratação de profissionais da educação.

O trabalho da Casa da Acolhida tem como foco o acolhimento de meninos e meninas na faixa etária de 12 a 18 anos que tiveram seus direitos ameaçados ou violados e que são afastados do seu ambiente familiar por determinação do Juizado da Infância e Juventude.

Quando chegam ao local são encaminhados para atendimentos médicos e odontológicos. Além de frequentarem regularmente a escola, eles participam de atividades esportivas e culturais.

O trabalho atua também na reinserção familiar dos adolescentes ou na colocação em família substituta. O abrigo funciona durante 24 horas. Toda a assistência oferecida aos estudantes é acompanhada pelo Conselho Tutelar do Município.

Palavras chaves: INSTALAÇÕES MAIS AMPLAS