° Minº Max

18/01/2010

Carro fumacê percorrerá bairros da região da Fazenda da Barra

Serviço será realizado em outros bairros do Município

Carro fumacê percorrerá bairros da região da Fazenda da Barra

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou hoje a programação do carro fumacê para as duas últimas semanas de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro. A aplicação do inseticida pelo veículo representa uma medida complementar às outras ações de prevenção e combate à doença, que são realizadas durante o ano todo pelo CCZ, entre elas as visitas domiciliares feitas pelos agentes sanitários nos imóveis da cidade e a realização de palestras educativas em escolas (foto) e entidades comunitárias, entre outros segmentos. - Para prevenir a doença, a melhor atitude é mesmo eliminar os objetos com água parada acumulada, que são locais propícios para a criação e a reprodução do mosquito transmissor da doença, como vasos de planta, garrafas PET, latas, pneus e entulhos em geral. Normalmente, estes objetos ficam nos quintais – esclarece o coordenador do CCZ, Márcio Luciano Mendes. O calendário do carro fumacê anunciado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde foi o seguinte: Janeiro: Fazenda da Barra I e Jardim Esperança (dia 18); Vila Maria Cândida e Morada da Barra (dia 19); Parque Embaixador e Fazenda da Barra III (dia 20); Fazenda da Barra II e Campo Belo (dia 21); São Caetano I e II (dia 22); Engenheiro Passos (dia 25); AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras (dia 26); Jardim Primavera I, II e III (dia 27); Toyota I e II, Vila Isabel e Condomínio Santo André (dia 28) e Loteamento Morada do Contorno (dia 29). Fevereiro: Jardim Alegria, Nova Alegria e Jardim Beira-Rio (dia 01º); Cidade Alegria (dia 02); Itapuca, Alegria Velha e Baixada da Olaria (dia 03); Vila Santa Isabel, Morada da Felicidade, Vila Hulda e Bairro Elite (dia 04); Morada da Montanha e Jardim Aliança I e II (dia 05); Loteamento Boa Vista I e II, Morada da Serra e Morada do Oeste (dia 08); Casa da Lua, Condomínio das Agulhas e Mirante das Agulhas (dia 09); Morada da Colina, Residencial Limeira e Campo de Aviação (dia 10); Vila Julieta (dia 11); Liberdade e Nova Liberdade (dia 12); Vila Santa Cecília e Manejo (dia 15). Devido à localização de muitos focos do mosquito causador da dengue no Paraíso – o índice de focos na comunidade está acima do limite tolerável pelo Ministério da Saúde – a Prefeitura vem intensificando as ações de prevenção contra a Dengue no bairro. Além de reforçar as visitas domiciliares, através das quais os agentes sanitários distribuem materiais informativos, orientam os moradores e eliminam recipientes com água parada, a Secretaria Municipal de Saúde programou para a semana passada uma palestra educativa na Praça do Balanço, um dos logradouros mais movimentados do bairro, e realizou uma ação intensiva na comunidade. Durante a realização desta atividade, as visitas domiciliares feitas pelos agentes sanitários contaram com o acompanhamento de um médico e de um laboratório móvel para coleta de amostras de possíveis larvas do mosquito. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, na última vistoria ocorrida no Paraíso, 22 focos de dengue foram encontrados pelos agentes, que visitaram um total de 703 imóveis no bairro. Esse dado representa um percentual de 1,59 por cento, enquanto o índice máximo tolerável pelo Ministério da Saúde é de apenas um por cento. No geral, o índice de focos na cidade toda está hoje em 0,66 (número bem inferior, portanto, ao percentual aceito pelas autoridades federais da área de saúde). - De qualquer maneira, o número grande de focos no Paraíso preocupa em muito a Prefeitura, daí a nossa determinação em reforçar cada vez mais o trabalho de prevenção no bairro. Volto a dizer que cerca de 90 por cento dos ambientes propícios à proliferação do mosquito causador da dengue são encontrados do portão para dentro das residências. A administração municipal vem cumprindo o seu papel no combate à dengue, mas esta luta só surtirá os efeitos esperados se a população fizer a sua parte. É fundamental que cada um olhe todos os dias o seu quintal: choveu, vamos dar uma verificada para ver se ficou algum objeto com água parada. Em caso positivo, ele deve ser eliminado imediatamente – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito.
Palavras chaves: DENGUE