04/06/2009

Veículo foi doado ao Município pela INFRAERO

Carro de combate a incêndio é recuperado

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Prefeitura, através da Diretoria de Ordem Pública do Município, anunciou a conclusão dos serviços de recuperação de um veículo destinado a combate de incêndios aeronáuticos, que tinha sido doado há cinco anos ao Aeroporto Municipal pela INFRAERO. Conhecido como Auto Hidro-Químico, o veículo passou por uma recuperação completa a partir de abril deste ano, tendo sido entregue à direção do aeroporto na quinta-feira da semana passada. Os serviços de recuperação foram feitos pela empresa Clariant S/A.

Durante o ato de entrega destes serviços – que contou com as presenças do administrador operacional e do coordenador da Brigada do aeroporto, Nélio Sampaio e Lindomar Miranda, respectivamente, além do chefe da Brigada de Incêndio da Empresa Clariant S/A, Sebastião Souza – ocorreu uma simulação de incêndio envolvendo uma aeronave (foto). O carro recuperado fará parte da futura Brigada de Incêndio do Aeroporto Municipal, que será construída em breve no local.

Após cinco anos parado e sem manutenção, o Auto Hidro-Químico passou por uma revisão completa, que incluiu a recuperação do sistema de sucção, a troca de válvulas do sistema de espuma química, o carregamento do cilindro de nitrogênio e a eliminação de vazamentos, entre outros serviços. A recuperação foi feita pela unidade da Clariant em Resende, através do Plano de Auxílio Mútuo da Região das Agulhas Negras (PAM-RAN). Este Plano reúne entidades governamentais e empresas das cidades de Resende e Porto Real com o objetivo de promover a colaboração mútua para atendimentos em situações emergenciais de grande porte.

– A manutenção deste veículo fez parte de uma preocupação da administração do prefeito José Rechuan, não só no sentido de recuperar um patrimônio público que estava sendo perdido, mas também para garantir a operacionalidade do Aeroporto, que é muito importante no desenvolvimento do Município – destacou o diretor de Ordem Pública, José Antônio dos Santos (Ed Murph).

O administrador operacional do Aeroporto, Nélio Sampaio, por sua vez, enfatizou que a criação da Brigada de Incêndio vai ajudar atrair novos vôos para Resende, na medida em que torna o Aeroporto Municipal apto a receber alguns vôos comerciais. Ele lembrou que “um dos principais questionamentos da maioria das empresas, quando da implementação de linhas regulares, é justamente a existência de uma Brigada de Incêndio no aeroporto, daí a importância da criação deste serviço”.

Já o coordenador da Brigada, Lindomar Miranda, informou que o local a ser escolhido para a instalação desta brigada deverá ficar às margens da pista. Quanto ao efetivo da futura Brigada, Miranda explicou que “serão entre oito e 10 homens que passarão por treinamento especializado para combate a incêndio aeronáutico, o que deve acontecer ainda neste semestre”.
Palavras chaves: AEROPORTO