16/01/2012

Carnaval de Resende volta para a Avenida Rita Ferreira da Rocha

Programação prevê blocos também na Praça Oliveira Botelho, no Centro, na Cidade Alegria, no Paraíso e no Alto dos Passos

Carnaval de Resende volta para a Avenida Rita Ferreira da Rocha

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM PMR

A Prefeitura já definiu a programação para o Carnaval 2012 que, neste ano, apresenta algumas novidades. Uma delas é o novo local do desfile das agremiações carnavalescas, que está voltando para a Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio), onde o evento era realizado até o começo da década de 1990. A programação nesta avenida acontece no domingo de carnaval (19 de fevereiro), às 16 horas, com a apresentação dos blocos de embalo (foto). No mesmo dia, às 19 horas, será promovido o concurso dos blocos de enredo. Os três primeiros colocados de cada uma destas duas categorias serão premiados com o troféu que levará o nome do sambista Dito do Sereno, antigo compositor e intérprete de sambas de enredo no Município. Ele faleceu no final do ano passado. O carnaval deste ano está sendo organizado pela Superintendência de Eventos e Integração da Prefeitura com o apoio da Associação das Escolas de Samba e blocos Carnavalescos de Resende. Segundo o titular da Superintendência, Wagner Camilo, o retorno do carnaval para a Avenida Rita Ferreira da Rocha foi reivindicado pelas próprias agremiações carnavalescas. - A partir deste pedido resolvemos promover a mudança, pois a volta para a Beira-Rio será também uma maneira de resgatarmos uma área tradicional do carnaval resendense, motivo de muita saudade para muita gente - disse. Outra novidade para o carnaval é que o bloco de embalo melhor classificado no concurso da categoria poderá se apresentar na categoria de blocos de enredo durante o desfile do ano seguinte. Ao contrário dos anos anteriores, em 2012, não haverá programação noturna, durante os quatro dias de festa (18 a 21 de fevereiro), exceto no desfile dos blocos carnavalescos. No dia 18 (sábado), na Praça Oliveira Botelho, a partir de 11 horas, haverá concentração do Bloco Banho é Luxo, para baile com trio elétrico e DJ, a partir de 14 horas. O baile se prolongará até às 19 horas. No mesmo dia (18), na Avenida das Mangueiras (Cidade Alegria) acontece o desfile do Bloco da Grande Alegria, cuja concentração se iniciará às 11 horas, próximo ao posto da Polícia Militar. A apresentação do bloco, que se prolongará até às 19 horas, também vai ser animada com trio elétrico e DJ. A programação do domingo de carnaval (19) prevê a apresentação do Bloco do Surubi, a partir de 14 horas, na praça da Igreja Católica do bairro, além do desfile dos blocos na Avenida Rita Ferreira da Rocha. No dia 20 de fevereiro (segunda-feira), o tradicional Bloco das Piranhas fará um arrastão, com saída às 14 horas do bairro Manejo, próximo ao Colégio estadual Oliveira Botelho, de onde os foliões irão até o Parque de Exposições. No dia 21, o Bloco To Que To agita a quadra poliesportiva do Alto dos Passos. E no Paraíso, a animação ficará por conta do Bloco do Sereno, na Praça do Balanço. A festa no Alto dos Passos e no Paraíso será realizada no mesmo horário: entre 14 e 19 horas. PRÉ-CARNAVAL – Nas duas semanas anteriores ao carnaval, a Prefeitura promove duas batalhas de confete, nos dias 04 e 11, a partir de 19 horas, ambas no CCRR (Centro Cultural Recreativo Resendense). No dia 11, paralelo à batalha de confete, acontece o concurso para a escolha da Rainha e do Rei Momo do Carnaval. A programação prevê ainda no dia 11, às 13 horas, o desfile do Bloco Crustáceos da Manguaça, que sairá da Ponte Velha em direção à Praça da Bandeira (Campos Elíseos), onde haverá banda ao vivo até às 19 horas.
Palavras chaves: ABRINDO ALAS PARA A FOLIA