12/02/2010

Carnaval de Resende na cidade e na zona rural

Prefeitura resgata tradição do concurso de blocos

Carnaval de Resende na cidade e na zona rural

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Programado pela Prefeitura para o sábado e o domingo de carnaval (dias 13 e 14 de fevereiro), no Parque de Exposições, o concurso de blocos de embalo deste ano valoriza uma das tradições principais do carnaval de rua da cidade: o concurso de blocos carnavalescos, que, no passado, marcou época em Resende. Em 2010, a programação do carnaval organizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, cujo tema é Resende em Ritmo de Samba, oito agremiações vão participar do concurso de blocos. São elas: Vila Araújo; Alambari Dourado; Mocidade Alegre e Boi-Bumbá, ambos da Vila Vicentina; Matinha; Arrastão; do Maracá (Alvorada) e Saudade Não tem Idade. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro de R$ 900,00 (primeiro lugar), R$ 600,00 (segundo lugar) e R$ 500, 00 (terceiro lugar). Nas décadas de 1980 e 1990, inicialmente na Praça Oliveira Botelho e depois na Avenida Rita Ferreira da Rocha (Beira-Rio), a disputa entre o Unidos do Lavapés e a Mocidade Alegre da Vila Vicentina era um dos grandes destaques da festa, motivando uma grande rivalidade entre os moradores dos dois bairros, ambos localizados na região central do Município. ENGENHEIRO PASSOS E FUMAÇA - Além da apresentação das baterias de quatro grandes escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro e do concurso de blocos de embalo, entre outras atrações programadas para o Parque de Exposições, a Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, vai promover bailes carnavalescos também nos distritos de Engenheiro Passos e da Fumaça, que se localizam, respectivamente, a 25 e a 40 quilômetros da área urbana. Em Engenheiro Passos, os bailes serão realizados sempre a partir de 20 horas, na praça da Igreja São Benedito. A animação ficará por conta de músicos da região. No mesmo local acontecerão matinês em nos quatro dias – as matinês vão começar às 14 horas. Já no distrito da Vila da Fumaça, uma das comunidades situadas na região rural do Município, haverá bailes populares de sábado a terça-feira, sempre no horário de 20 horas às duas da madrugada.
Palavras chaves: TUDO PRONTO PARA A FOLIA