Indústria e Comércio

03/01/2013

Carnaval 2013: Prefeitura abre inscrições para Blocos, Rei Momo e Rainha

Desfile dos Blocos Carnavalescos está marcado para dia 9 de fevereiro, na Avenida Beira Rio

Carnaval 2013: Prefeitura abre inscrições para Blocos, Rei Momo e Rainha

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

A Superintendência Especial de Eventos e Integração já deu início aos preparativos para o Carnaval 2013: estão abertas as inscrições para os blocos de Embalo e de Enredo que irão desfilar durante a programação oficial do evento. Segundo o superintendente da pasta, Wagner Camilo, estes são os passos iniciais da Prefeitura para que Resende tenha um dos melhores carnavais dos últimos tempos.

- A festa deste ano manterá a tradição de oferecer uma programação variada, com o objetivo de garantir diversão para toda a família. E, assim como em 2012, contamos com a parceria da Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Resende, para que possamos atingir nossos objetivos - salientou Camilo, explicando que, nos próximos dias, a Prefeitura irá definir toda a programação e o tema da folia.

O desfile dos blocos de Embalo acontecerá no dia 9 de fevereiro (sábado), e as agremiações interessadas em participar deverão se inscrever até o dia 17 de janeiro, entre 9 e 16 horas, na Superintendência de Eventos, que fica no Centro Administrativo da Prefeitura, no bairro Jardim Jalisco. Segundo Wagner Camilo, os blocos deverão ser compostos por porta-estandarte, bateria (com no mínimo 25 ritmistas) e um total de 80 componentes.

Também estão abertas até o próximo dia 17 as inscrições para os Blocos de Enredo - o desfile está marcado para 10 de fevereiro (domingo). Neste caso, cada agremiação deve conter porta-estandarte, bateria (com pelo menos 50 ritmistas) e um total de 150 componentes.

- É importante destacar que, para se inscrever, as agremiações devem preencher os requisitos necessários e ainda possuir documentação regularizada, que são os alvarás e autorizações para a participação de menores de idade. Além disso, precisa apresentar a ata da entidade devidamente registrada. Outro compromisso será o de entregar à organização, até 24 horas antes do desfile, a sinopse do enredo, letra e música do samba, - detalhou o superintendente.

De acordo com Wagner Camilo, o carnaval deste ano terá, no máximo, seis blocos de Embalo e cinco de Enredo. A definição das agremiações que irão participar acontece no próximo dia 26 (sábado), durante a "Batalha de Confetes" que será realizada a partir das 19 horas, no CCRR (Centro Cultural Recreativo Resendense).

No dia 2 de fevereiro, haverá a eleição do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, a partir das 19 horas, também no CCRR. As inscrições estão abertas até o dia 25 de janeiro, mas só poderão concorrer candidatos indicados pelas agremiações carnavalescas que participarão dos desfiles. As postulantes à Rainha devem ter entre 18 e 35 anos e, no mínimo 1,60 metro de altura. Já para Rei Momo, ter entre 18 e 50 anos e peso máximo de 120 quilos. Para ambos os casos, é necessário residir em Resende.

Os quesitos avaliados pela comissão julgadora serão beleza, desfile individual, desfile em grupo, desembaraço na entrevista, domínio na arte de sambar, simpatia e espírito carnavalesco. Os vencedores receberão prêmio em dinheiro no valor de R$ 1 mil para cada um, além de coroa, faixa e brindes.

Palavras chaves: CARNAVAL