Resende

21° Min27º Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

10/12/2012

Caps Casa Aberta terá Oficina de Artesanato com material reciclado e reaproveitado

Projeto foi aprovado pelo Ministério da Saúde, que liberou R$ 15 mil para a implantação da oficina

Caps Casa Aberta terá Oficina de Artesanato com material reciclado e reaproveitado

Crédito: Márcio Fabian - ACOM/PMR

   Resende acabou de receber mais uma boa notícia na área de saúde. O Ministério da Saúde aprovou a liberação de R$ 15 mil para implantação de uma oficina de geração de renda no Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Casa Aberta, que atende pacientes com transtornos mentais. O projeto "Criando e Recriando" vai produzir artesanato com a reciclagem e reaproveitamento de materiais.

   Segundo uma das responsáveis pelo projeto, Fernanda Simões, o objetivo é a inclusão dos usuários do CAPS no mercado de trabalho, priorizando a autonomia deles. Inicialmente, será atendido um grupo de 20 pacientes e familiares. Ela adiantou que os recursos do governo federal serão utilizados para compra de equipamentos e material.

   O Caps Casa Aberta atende em média mil pacientes atualmente. Cada um tem um projeto terapêutico individual, que pode ser semi-intensivo, intensivo e não intensivo. O centro conta com 20 profissionais, entre médico psiquiatra, enfermeira, psicólogo, assistente social, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, agentes de programa sociocultural e desportivo, entre outros.

   Os serviços oferecidos são: acompanhamento médico, psicológico e com assistente social, grupos terapêuticos, de família e com a comunidade e visitas domiciliares. Os pacientes participam de oficinas de teatro, expressão corporal, de esporte, som e poesia, culinária, bijuteria e aulas de percussão, em parceria com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

    Eles também realizam diversos eventos culturais, como a mostra fotográfica "Me olha que eu me mostro", aberta nesta segunda-feira, dia 10 de dezembro, no Espaço Z, e que vai até sexta-feira, dia 14. Nesta exposição, o público pode conferir a rotina dos usuários durante o atendimento nas oficinas terapêuticas e nos demais serviços prestados através dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Resende: CAPSi, Casa Aberta e Caps ad.

    O CAPS Casa Aberta funciona na Avenida General Affonseca, 1.793, no bairro Vila Julieta. Telefone: 3359-4893.

 

Palavras chaves: SAÚDE
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados