25/04/2011

Capacitação para deficientes: aula inaugural acontece nesta terça-feira

Empresas vão contratar cidadãos portadores de deficiência

Capacitação para deficientes: aula inaugural acontece nesta terça-feira

Crédito: Divulgação - ACOM/PMR

Em parceria com a Prefeitura, por meio da Superintendência Especial de Eventos e Integração, a unidade da Votorantim Siderurgia de Resende realiza nesta terça-feira, dia 26 de abril, às 14 horas, a aula inaugural do Projeto de Capacitação para Pessoas com Deficiência, que acontecerá no salão de eventos da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas), no Bairro Comercial. A partir desta semana, cerca de 100 cidadãos portadores de necessidades especiais de toda a região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real) iniciam os cursos de Informática, Auxiliar Administrativo e Secretariado, que está sendo oferecido gratuitamente pela empresa, com o apoio da AVAPE (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), onde as aulas acontecerão até dezembro, duas vezes por semana. A associação fica localizada no térreo do edifício da CDL. - O projeto tem como objetivo principal a capacitação dos participantes para o mercado de trabalho local e dos municípios adjacentes, promovendo assim a autonomia e independência destes cidadãos, além de promover a integração deles na sociedade – explicou a diretora de Projetos Educacionais da Superintendência de Eventos da Prefeitura, Zuleica de Souza Florentino. Segundo Zuleica, o Projeto foi criado devido ao objetivo principal do Programa Gente Eficiente, que atende às pessoas com deficiências no município e que tem como proposta principal promover atividades físicas, recreativas, de saúde, ações educativas, preventivas sociais, profissionais, aquisição de hábitos de cultura e lazer, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, garantindo dessa maneira a inclusão social dos cidadãos portadores de deficiência. Além disso, a capacitação permitirá que as empresas da região das Agulhas Negras consigam cumprir a Lei Federal 8.213/91. Esta lei determina que toda empresa com 100 ou mais empregados em seu quadro tenha pelo menos dois por cento dos cargos ocupados por pessoas portadoras de deficiência. A realização do curso, cuja aula inaugural acontece nesta terça-feira, surgiu justamente a partir da dificuldade que as empresas da região estavam enfrentando para encontrar profissionais qualificados neste segmento da população. O prefeito José Rechuan (DEM) declarou que, com esta iniciativa, a administração municipal alcança mais um resultado concreto dentro do seu projeto de ampliar as ações voltadas às pessoas com deficiência. Ele enumerou algumas obras e serviços já colocados em prática na cidade nesta direção a partir de 2009, entre elas o fortalecimento da parceria com a Associação Pestalozzi de Resende, o início da reforma da Escola Municipal de Educação Especial Rompendo o Silêncio (Alvorada) e o próprio lançamento do Programa Gente Eficiente (foto), que visa assegurar condições de igualdade para as pessoas deficientes. - É fundamental destacar também a nossa determinação em assegurar o acesso dos cidadãos que formam este segmento da nossa população nos logradouros públicos do nosso município. As obras de revitalização realizadas pela nossa administração por meio do Projeto Urbano Humano na Praça Oliveira Botelho (Centro Histórico) e na Avenida Nova Resende (Campos Elíseos), por exemplo, foram feitas com rampa de acesso aos portadores de deficiência – disse Rechuan, lembrando que nos últimos dois anos a Prefeitura já construiu cerca de 2,5 quilômetros de calçadas com acessos próprios para os cidadãos deficientes.
Palavras chaves: INCLUSÃO SOCIAL