25/02/2011

Capacitação na UAB reúne professores de Matemática e Língua Portuguesa

Curso amplia ações de valorização do funcionalismo municipal

Capacitação na UAB reúne professores de Matemática e Língua Portuguesa

Crédito: Márcio Fabbian - ACOM/PMR

Neste sábado, dia 26, às 8 horas, terá início, na UAB (Universidade Aberta do Brasil), a realização de cursos de formação voltados para professores de Matemática e de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino.

Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério da Educação e a UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), o encontro faz parte do GESTAR II (Programa de Gestão de Aprendizagem).

Participarão do curso 50 professores das duas disciplinas e serão beneficiados de forma indireta pela iniciativa aproximadamente 450 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Segundo secretária Municipal de Educação, professora Soraia Balieiro, “o GESTAR é um programa de gestão pedagógica da escola orientado para a formação continuada de professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, que tem como proposta elevar o desempenho escolar dos alunos nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa”.

Ela explicou ainda que “o programa inova as estratégias de qualificação do professor e o processo de ensino-aprendizagem, através de procedimentos metodológicos e materiais de apoio, como recursos de educação a distância”.

- Durante os encontros, os professores são orientados na prática, por um tutor, a como ajudar o aluno a desenvolver as suas habilidades - explica Soraia.

O programa envolve também um processo de avaliação voluntária do trabalho dos professores e reforço do ensino nas dificuldades apresentadas pelos estudantes.  Essa avaliação será aplicada aos alunos em duas etapas.

A primeira acontece no início do ano letivo, e tem como objetivo medir o nível de aprendizagem do aluno. Já a segunda avaliação acontecerá no segundo semestre. Os resultados serão comparados com os dados obtidos na primeira avaliação, possibilitando os professores a identificação dos avanços ocorridos nas salas de aula durante a implementação do programa.

O curso de formação será realizado quinzenalmente, aos sábados, no horário das 8 às 12 horas, na UAB (Universidade Aberta do Brasil),  que se localiza na Rua Padre Marques 68, Centro, próximo à Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Os profissionais – que vão cumprir uma carga horária de 300 horas através deste programa – receberão certificados emitidos pela UFRJ. Na foto, um dos cursos de capacitação dos servidores da área de educação promovido pela Prefeitura este mês.

Palavras chaves: EDUCAÇÃO