Comunicação Social e Eventos

27/02/2015

Capacitação gratuita para costureiras está com inscrições abertas

Aulas terão início na segunda quinzena de março, nos espaços da Rede Amiga

Capacitação gratuita para costureiras está com inscrições abertas

Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por intermédio da Superintendência de Economia Criativa, está com inscrições abertas para o projeto "Mulheres que Costuram em Casa". A atividade é uma parceria realizada com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, destinada a mulheres que buscam uma atividade profissional em casa, paralela ao trabalho do lar. Lançado em 2014, o projeto é mantido nos espaços da Rede Amiga, os Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) dos bairros Lavapés, Itapuca, Toyota, Jardim Esperança e Paraíso.

São 15 vagas para cada unidade do CRAS, em curso gratuito com duração de cinco meses. O público-alvo são as mulheres que buscam capacitação para compor a renda familiar, de todas as faixas etárias. Basta apresentar documentação pessoal.

Segundo a superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona, o projeto visa à formação de profissionais que saibam utilizar materiais descartados, reaproveitando-os em consertos, reformas e criação de peças do vestuário feminino e masculino, adulto ou infantil.

- É possível complementar a renda familiar trabalhando em casa. A rotina diária nem sempre impede a dona de casa de realizar pequenos reparos em roupas de clientes da própria vizinhança, por exemplo. O curso orienta sobre técnicas de costura básica e eficiente, como fazer a bainha de calças, pregar botão, fixar zíper, entre outros - afirma.

A superintendente acrescentou também que após a conclusão do projeto serão distribuídas nas empresas da região as filipetas com nomes e todos os contatos das costureiras ampliando sua futura rede de clientes.

Na grade curricular do curso constam atividades como pregar botões de diversas maneiras, fazer barras à mão, costurar a mão com ponto de máquina, passar fitas e elásticos em tecidos, pregar rendas, pregar zíper à mão e à máquina e como usar a técnica de zíper visível e invisível; barras feitas à máquina e barra original de calças jeans.

Nas aulas as alunas vão manusear objetos e utensílios típicos do ramo da costura, como botões, tecidos de várias características e padrões, agulhas, linhas, passadores e tesouras. Ao fim do curso, todas as participantes vão receber certificado de participação.

Para o secretário de Trabalho e Renda, Rogelio Garcia, a iniciativa incentiva o surgimento de novas profissionais no mercado de costura. "Muitas destas participantes podem consolidar seu próprio negócio e se tornar microempreendedoras individuais", frisa.

Confira o endereço dos CRAS no município: CRAS Itapuca - Rua Willy Faustich, nº 64, Bairro Elite; CRAS Paraíso - Avenida Abílio Godoy, 127; CRAS Itinerante - Rua Simão da Cunha, nº 05, Centro; CRAS Jardim Esperança - Rua Frei Tito, nº 27; CRAS Lavapés - Rua Celestino de Paula, nº29 e CRAS Toyota - Av. Projetada, S/Nº.

Palavras chaves: CAPACITAÇÃO