Comunicação Social e Eventos
27/02/2015
Capacitação gratuita para costureiras está com inscrições abertas
Aulas terão início na segunda quinzena de março, nos espaços da Rede Amiga
Crédito: Divulgação
A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, por intermédio da Superintendência de Economia Criativa, está com inscrições abertas para o projeto "Mulheres que Costuram em Casa". A atividade é uma parceria realizada com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, destinada a mulheres que buscam uma atividade profissional em casa, paralela ao trabalho do lar. Lançado em 2014, o projeto é mantido nos espaços da Rede Amiga, os Centros de Referência de Atendimento Social (CRAS) dos bairros Lavapés, Itapuca, Toyota, Jardim Esperança e Paraíso.
São 15 vagas para cada unidade do CRAS, em curso gratuito com duração de cinco meses. O público-alvo são as mulheres que buscam capacitação para compor a renda familiar, de todas as faixas etárias. Basta apresentar documentação pessoal.
Segundo a superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona, o projeto visa à formação de profissionais que saibam utilizar materiais descartados, reaproveitando-os em consertos, reformas e criação de peças do vestuário feminino e masculino, adulto ou infantil.
- É possível complementar a renda familiar trabalhando em casa. A rotina diária nem sempre impede a dona de casa de realizar pequenos reparos em roupas de clientes da própria vizinhança, por exemplo. O curso orienta sobre técnicas de costura básica e eficiente, como fazer a bainha de calças, pregar botão, fixar zíper, entre outros - afirma.
A superintendente acrescentou também que após a conclusão do projeto serão distribuídas nas empresas da região as filipetas com nomes e todos os contatos das costureiras ampliando sua futura rede de clientes.
Na grade curricular do curso constam atividades como pregar botões de diversas maneiras, fazer barras à mão, costurar a mão com ponto de máquina, passar fitas e elásticos em tecidos, pregar rendas, pregar zíper à mão e à máquina e como usar a técnica de zíper visível e invisível; barras feitas à máquina e barra original de calças jeans.
Nas aulas as alunas vão manusear objetos e utensílios típicos do ramo da costura, como botões, tecidos de várias características e padrões, agulhas, linhas, passadores e tesouras. Ao fim do curso, todas as participantes vão receber certificado de participação.
Para o secretário de Trabalho e Renda, Rogelio Garcia, a iniciativa incentiva o surgimento de novas profissionais no mercado de costura. "Muitas destas participantes podem consolidar seu próprio negócio e se tornar microempreendedoras individuais", frisa.
Confira o endereço dos CRAS no município: CRAS Itapuca - Rua Willy Faustich, nº 64, Bairro Elite; CRAS Paraíso - Avenida Abílio Godoy, 127; CRAS Itinerante - Rua Simão da Cunha, nº 05, Centro; CRAS Jardim Esperança - Rua Frei Tito, nº 27; CRAS Lavapés - Rua Celestino de Paula, nº29 e CRAS Toyota - Av. Projetada, S/Nº.
Palavras chaves: CAPACITAÇÃO