04/03/2010

Capacitação contra a dengue chega aos servidores municipais

Funcionários vão atuar em seus setores para impedir formação de focos da doença

Capacitação contra a dengue chega aos servidores municipais

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

Dando continuidades às ações visando reforçar o trabalho de prevenção e combate à dengue, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza esta semana mais uma etapa da capacitação destinada especificamente aos servidores municipais. A capacitação desta semana – que começou ontem, dia 03, e vai até a próxima segunda-feira (08 de março) - acontece no auditório da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no Jardim Jalisco, e conta com a participação diária de 40 funcionários públicos. - O nosso objetivo é incentivar que esses servidores se transformem em agentes multiplicadores das medidas de prevenção dentro dos seus ambientes de trabalho e junto aos seus familiares. Além disso, a Secretaria de Saúde realiza um trabalho integrado com outras secretarias e superintendências da administração municipal, daí a importância de capacitar também os servidores destas unidades– disse a diretora de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Rosadas. No dia 25 de fevereiro, 52 professores da rede municipal de ensino pública e particular participaram da capacitação contra a dengue. Segundo Cristina Rosadas, esta iniciativa teve como objetivo preparar os profissionais para trabalhar a questão da dengue dentro da sala de aula. Neste caso, a capacitação aconteceu na Primeira Igreja Batista de Resende, ao lado do Centro Empresarial, em Campos Elíseos. - Esperamos que os profissionais de ensino possam nos ajudar na conscientização dos alunos sobre os riscos da dengue e a necessidade de evitar acúmulo de água parada para impedir a proliferação das larvas do mosquito transmissor da doença. Com essas medidas, a Secretaria de Saúde enfatiza que o foco do trabalho de combate à dengue é a prevenção, por meio de medidas educativas, já que a participação da população é fundamental no cuidado diário visando evitar acúmulo de água parada – reforça a diretora de Educação em Saúde. Nesta terça-feira, dia 03, foram capacitados os servidores da Guarda Municipal; da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária; do CONFIAR (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende) e da AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende). Já amanhã, sexta-feira, dia 05, será a vez dos funcionários das seguintes instituições municipais: Secretaria de Administração; DAT (Departamento de Arrecadação Tributária); CPD (Centro de Processamento de Dados); Ouvidoria Geral do Município; Secretaria de Turismo e Comércio; Secretaria de Indústria, Tecnologia e Serviços; Assessoria de Comunicação; CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e gabinete do prefeito. Na segunda-feira, dia 08, vão ser capacitados os servidores da Coordenadoria de Defesa Civil; das Secretarias Municipais de Obras e de Serviços Públicos, além da Divisão de Fiscalização de Posturas.
Palavras chaves: PREVENÇÃO