04/05/2009

Canalização de vala no Surubi será concluída nas próximas semanas

Prefeitura determina realização do serviço

Canalização de vala no Surubi será concluída nas próximas semanas

Crédito: Arquivo - ACOM/PMR

O presidente da SANEAR (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende), Alcides De Carli, informou que até o final deste mês deverão estar concluídas as obras de canalização de uma vala na Rua Projetada, no bairro Surubi Velho, através da qual o esgoto corria a céu aberto, causando diversos transtornos aos moradores. Por determinação do prefeito José Rechuan (DEM), a obra foi iniciada no final de abril pela empresa Águas das Agulhas Negras, concessionária do sistema de água e de esgoto da cidade. Na semana passada, Alcides vistoriou a realização do trabalho e destacou a importância deste serviço para o bem-estar dos moradores.

- A realização desta obra significa uma conquista de grande alcance social, dentro da área de saúde pública. Ao determinar a execução deste serviço, a Prefeitura torna realidade outra ação preventiva de fundamental importância ao dia-a-dia da comunidade. Principalmente no tempo do calor, os transtornos causados pelo mau cheiro da vala, pela proliferação de pernilongos e a contaminação do solo eram ainda mais graves – disse Alcides, que nos últimos meses vem vistoriando todas as obras no setor de saneamento básico visando exigir a qualidade dos serviços prestados à população.

Segundo o presidente da SANEAR, a concessionária fará ainda a canalização da rede de esgoto em cerca de 40 residências do bairro, as quais lançavam os seus dejetos diretamente no córrego da Rua Projetada. A Prefeitura determinou ainda à empresa que faça os seguintes serviços: reforma na caixa de decantação do sistema de esgoto da localidade, desassoreamento do córrego, limpeza e capina. Em alguns trechos, o lançamento do esgoto ocorria juntamente à rede de águas pluviais, “o que acabava provocando entupimentos nas tubulações dos dois sistemas”.

- Com as obras que estão sendo executadas no bairro Surubi Velho, vamos trilhar um passo importante no sentido de evitar estes entupimentos. É preciso ressaltar ainda que a administração do prefeito José Rechuan vai continuar cobrando da concessionária medidas que assegurem o pleno funcionamento do sistema de água e de esgoto, pois a população tem direito e merece receber serviços de qualidade – concluiu Alcides.

Palavras chaves: OBRA