04/06/2012

Canção de Resende vence I Festival Cercanias de Música Popular

Público do Festival aproveitou ainda gastronomia e artesanato de 15 municípios da região

Canção de Resende vence I Festival Cercanias de Música Popular

Crédito: Jorge Trindade - ACOM/PMR

O primeiro Festival Cercanias de Música Popular, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Serviços, em parceria com a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM), terminou no último final de semana, com um grande sucesso. Durante três dias, no Parque das Águas, foram apresentadas 18 músicas originais, que representaram seis cidades participantes do Cercanias. A música vencedora foi A Comida, do músico resendense André Camões.

- Foi um excelente festival, com boa participação do público e dos músicos. Foram duas semifinais com nove músicas cada, onde foram definidas, através dos votos dos jurados, as oito classificadas para a grande final, que acabou consagrando a música A Comida, de Resende - comenta o presidente da FCCMM, André Whately.

O resultado oficial do I Festival Cercanias de Música Popular foi o seguinte: primeiro lugar: A Comida (André Camões - Resende/RJ); segundo lugar: Viver Em Paz (Diego Neves da Cruz, Hugo Freire, Mateus Pimentel e Waister Cavalcante - São José do Barreiro/SP); terceiro lugar, empate duplo: Ela Vai Saber (Paulo Cezar Santos e Miguel Arcanjo Teixeira - Arapeí/SP) e Estilo RE9 (Diego Neves da Cruz, Hugo Freire, Mateus Pimentel, Waister Cavalcante - São José do Barreiro/SP). Também foram premiados pelo Festival, como Melhor Intérprete, a cantora Kika Porto, que interpretou a música Estrelas, que representava Porto Real/RJ; e ainda, como Melhor Instrumentista, o músico Fernando Farias, da música A Comida, de Resende/RJ.

- A música vencedora recebeu como premiação o valor de R$ 3 mil. O segundo e terceiro lugar, receberam R$ 2 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Já a melhor intérprete e o melhor instrumentista, foram premiados com troféus - diz Whately.

Além do festival de música, a quinta edição do Cercanias tratou do desenvolvimento integrado das 15 cidades, oportunizando a exposição de produtos e comidas típicas. De acordo com o secretário de Indústria, Tecnologia e Serviços, Edgar Moreira, a cada edição, os moradores tem a oportunidade de conhecer a potencialidade de cada Município.

- O trabalho que vem sendo desenvolvido é muito importante, pois, através do consórcio, temos tomado medidas voltadas à solução de problemas comuns não só nas áreas de turismo e desenvolvimento, mas de educação e saúde, entre outros setores - afirma Edgar.

Idealizado pela Prefeitura de Resende, o Cercanias foi lançado em 2009 com a realização da primeira edição. Compõem o consórcio os seguintes municípios: do Estado do Rio - Resende, Itatiaia, Porto Real, Barra Mansa e Quatis; Estado de São Paulo - Queluz, Areias, São José do Barreiro, Bananal e Arapeí; Estado de Minas Gerais - Bocaina de Minas, Passa Quatro, Itamonte, Itanhandú e Passa Vinte.

- Através do Cercanias unificamos todos os municípios envolvidos a fim de trabalhar o desenvolvimento de cada um, pois acreditamos no crescimento regional como meio de alavancar os desenvolvimentos econômico e turístico - destaca o secretário Edgar Moreira.

Palavras chaves: INTEGRAÇÃO