16/07/2009

Campeonato brasileiro reunirá 600 ciclistas em Resende

Provas acontecem neste fim de semana

Campeonato brasileiro reunirá 600 ciclistas em Resende

Crédito: Wagner Alves - ACOM/PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-estrutura e Segurança, concluiu as obras na pista onde serão realizadas as provas do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike, categoria Cross Country (XCO). O evento, cuja organização também está sendo feita pela Prefeitura, através da FUNRESP (Fundação Resende Esportes) e do EDUCAR (Instituto de Educação do Município de Resende), será realizado neste fim de semana, dias 18 e 19, pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e pela Confederação Brasileira de Ciclismo. As competições acontecem no Bairro Mirante das Agulhas, próximo ao ‘Show D’Bola Bar e Futebol’, onde está localizada a pista.

No sábado, às 10 horas, será dada a largada para os atletas que vão disputar o ‘Troféu Brasil de Amadores’. Os cinco primeiros colocados vão ser premiados com troféus e as inscrições para a prova poderão ser feitas até às 9 horas no local. A programação de sábado prevê também, a partir de 18 horas, um congresso técnico para atletas federados, seguido de um jantar, ambos na Academia Militar das Agulhas Negras.

Já no domingo, dia 19, a partir das oito horas, começam as provas do Campeonato Brasileiro de Cross Country, que reunirá aproximadamente 600 atletas divididos em 17 categorias. O campeão brasileiro terá o direito de disputar os campeonatos mundial, sul americano, pan americano e a Copa do Mundo. A premiação total dos vencedores será de R$ 9 mil.

Os serviços de preparação da pista foram realizados por uma equipe de 20 funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-Estrutura e Segurança, que trabalharam durante duas semanas com auxílio de uma máquina retroescavadeira, um caminhão caçamba, um caminhão carroceria, quatro roçadeiras e ferramentas manuais, o que garantiu a reforma e a ampliação da antiga pista existente no local. A pista atual possui seis quilômetros de extensão.

Além das travessias de brejos ao longo do circuito, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-estrutura e Segurança construiu, através da equipe de serralheria da Prefeitura, uma rampa com cerca de 20 metros de extensão e quatro metros de altura, que será colocada na pista.

– Tanto os funcionários envolvidos na reconstrução da pista quanto os que participaram da confecção da rampa são funcionários públicos – destaca o titular da Secretaria, engenheiro Rubens Almada.

Já o presidente da FUNRESP (Fundação Resende Esportes), Wagner Barcellos, afirma que a verba liberada para a realização do evento, no valor de cerca de 13 mil Reais, “foi de suma importância, porque coloca Resende como referência no Mountain Bike do Estado do Rio e do Brasil, o que certamente ajuda a cidade atrair a realização de outras competições deste porte”.

O Campeonato Brasileiro Mountain Bike conta ainda com o apoio da AMAR (Agência do Meio Ambiente de Resende), Fundação Casa de Cultura Macedo Miranda, Guarda Municipal e AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). Também patrocinam o evento: o Banco do Brasil, a Amazonas Bike, o Plamer e a Academia Shape Way.

Palavras chaves: ESPORTE